Mais de 25 caldos diferentes, feitos em potes de ferro sobre fogueiras a lenha, marcam o ambiente da festa popular que tem lugar este sábado, na freguesia de Sabariz, em Vila Verde. São mais de dois mil litros de caldos, confecionados segundo as boas tradições do mundo rural.
É o desafio para uma tarde cheia de sabores do campo, num convívio popular integrado Na Rota das Colheitas que percorre o concelho de Vila Verde. As portas abrem às 17h00, no recinto da sede da Junta de Freguesia de Sabariz, onde serão também servidas pataniscas e bifanas.
Ao longo da tarde, os caldos são preparados no recinto, ao ar livre, “sem varinhas mágicas, nem enlatados” – como refere a organização. A partir das 19h00, as pessoas são convidadas a provar dos 26 caldos diferentes, confecionados por homens e mulheres de diferentes atividades profissionais, com produtos da agricultura local.
Às cozinheiras e cozinheiros de Sabariz, vão juntar-se também alguns companheiros de freguesias vizinhas do Vale do Homem. Couves, repolho, nabos, nabiças e os mais variados feijões, sem esquecer as boas carnes campestres, fazem parte do leque de ingredientes para a confeção dos diferentes caldos, que incluem ainda a farinha e também a batata esmagada à colher.
Com contributos também de emigrantes sabarizenses com caldos típicos, a Festa inclui ainda os caldos verde, da pedra e de feijão verde, da aldeia, à lavrador, à camponesa e até de bacalhau. Acresce o caldo de lentilhas
No total, deverão ser confecionados mais de 2.000 litros de caldo, em potes cujos tamanhos variam entre os 25 e os 100 litros. À entrada do recinto, as pessoas podem adquirir, por cinco euros, uma malga alusiva ao evento, pela qual podem aceder livremente a todos os caldos, que começam a ser servidos a partir das 19h00.
Na Festa, serão ainda confecionadas pataniscas de bacalhau, assim como bifanas – uma novidade da edição deste ano –, assim como vinho verde tinto e brando e outras bebidas.
Sobre o evento, o presidente da Junta, Fernando Simões da Silva, faz questão de sublinhar que “é uma festa aberta ao público em geral”, onde são esperadas cerca de duas mil pessoas. A grande adesão popular ao evento tem servido de estímulo à recuperação da tradição de cozinhar nos potes de ferro e com lume a lenha.
Em relação às edições anteriores, este ano houve um reforço de potes de grande porte, que a organização obteve junto de particulares em Vila Verde e concelhos vizinhos.
O evento, que envolve mais de seis dezenas de voluntários, é organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz, com o apoio do Município de Vila Verde.