Novas políticas dos fundos europeus mobilizam agricultores de Vila Verde
Atualizado em 10/03/2023Sessão de esclarecimento promovida pela CAVIVER para esclarecer PAC e recursos para modernizar agricultura
Mais de uma centena de agricultores do concelho de Vila Verde participaram hoje numa sessão de informação e esclarecimento sobre os fundos europeus e a nova Política Agrícola Comum (PAC). A iniciativa, que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal, foi promovida pela Cooperativa Agrícola de Vila Verde (CAVIVER).
Na abertura da sessão, o vice-presidente da Câmara, Manuel Lopes, enalteceu a mobilização dos agricultores e sublinhou a importância da iniciativa, tendo em vista conhecer os programas e financiamentos para modernizar o setor e reforçar a capacidade produtiva de uma atividade estratégica para o concelho.
“Os agricultores e todo a dinâmica do setor agropecuário assumem um papel fundamental para a economia do concelho e tem um impacto redobrado no nosso território para a fixação das pessoas e para o desenvolvimento sustentado”, afirmou Manuel Lopes, elogiando o trabalho da CAVIVER no permanente apoio e incentivo aos agricultores.
Numa sessão em que a explicação das novas prioridades para a agricultura e aplicação de fundos do novo quadro de financiamento europeu esteve a cargo de Domingos Godinho, técnico da Confagri, o presidente da Caviver, José Manuel Pereira, justificou a aposta na “partilha das informações sobre instrumentos e recursos que estão disponíveis”.
“Temos a obrigação de ajudar a que os nossos agricultores possam fazer sempre mais e melhor. É isso que procuramos fazer todos os dias”, frisou. O líder associativo e empresário manifestou o regozijo pela forte mobilização, numa “demonstração de que Vila Verde é um concelho com agricultura e com muitos agricultores”.
Ao longo da sessão, os agricultores – de diferentes idades e dedicados às mais diversas áreas de produção, desde a pecuária aos pequenos frutos, vinhas e cereais – procuraram esclarecer dúvidas sobre as novas orientações dos programas de apoio e da PAC, com destaque para a capacidade de responder às novas exigências e preocupações em termos ambientais e garantias de qualidade e certificação dos produtos.