Vila Verde coloca meios de proteção civil em alerta máximo e prontidão de ação
Atualizado em 12/07/2022Para minorar riscos de incêndios perante onda de calor em todo o território
Face à onda de calor e agravamento dos riscos de incêndios para os próximos dias, o Município de Vila Verde decidiu colocar os meios de proteção civil em alerta máximo e prontidão de ação para ocorrências, acompanhando a situação de alerta decretada hoje para todo o país e que se estenderá, pelo menos, até às 23h59 do próximo dia 15.
O vereador do ambiente e proteção civil, Patrício Araújo, acompanhou esta manhã as operações de rescaldo do incêndio que nos últimos dias tem afetado a freguesia de Parada de Gatim, com registo já de dois reacendimentos e a destruição de cerca de 10 hectares de floresta.
O autarca chamou a atenção para os riscos agravados devido ao excesso de vegetação e tempo seco, aproveitando para sublinhar a necessidade de a população respeitar um conjunto de regras e procedimentos impostos pela situação de alerta no país, com o objetivo de minorar os riscos de incêndio.
Entre as regras está a proibição de “acesso, circulação e permanência no interior de espaços florestais”, onde é igualmente proibido o recurso a qualquer tipo de maquinaria para trabalhos. Tal como as queimas e queimadas de sobrantes de exploração, está proibida a utilização de qualquer material pirotécnico, independentemente da sua combustão e qualquer autorização ou licença que tenha sido emitida.
Patrício Araújo apela à colaboração da população em geral, dirigindo-se especialmente às juntas de freguesia e outras entidades e agendes de desenvolvimento local, de forma a assegurar a adoção generalizada de “medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio rural”.
O autarca adiantou que no concelho estão em posição de prontidão para intervir os Bombeiros Voluntários de Vila Verde, assim como a Equipa de Intervenção Permanente (EIP), duas equipas de Sapadores Florestais e a Equipa Municipal de Intervenção Florestal (EMIF).
No contacto com os bombeiros voluntários em operações em Parada de Gatim, Patrício Araújo aproveitou para agradecer, em nome do Município de Vila Verde – englobando as instituições locais e a população –, “o trabalho desenvolvido e a disponibilidade no combate aos fogos, na vigilância e no esforço para minorar prejuízos e sofrimento”.
O vereador da proteção civil agradeceu e incentivou ainda toda a colaboração e ajuda dos populares e entidades locais para o trabalho dos bombeiros, como a disponibilização de cisternas, mas alertou para a importância dessas presenças e intervenções em zonas de fogo serem comunicadas ao comando das operações, para defesa e salvaguarda das pessoas e materiais envolvidos.