Boneca inspirada nos Lenços de Namorados dá nova vida a centro urbano de Vila Verde
Atualizado em 05/07/2022Uma boneca gigante, com decoração inspirada nos Lenços de Namorados, marca o renovado espaço de jardim do centro urbano de Vila Verde, no âmbito das obras de requalificação inauguradas hoje com a presença de dezenas de crianças e muita animação infantil.
“É o culminar de um trabalho longo e que resultou numa obra belíssima, que nos remete para o património do concelho e para as nossas tradições, dando particular atenção aos Lenços dos Namorados”, declarou a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, na cerimónia de inauguração do espaço.
Um parque de diversão infantil e um circuito pedonal dentro do jardim central concentram as atenções da zona requalificada na Praça da República, onde se integra o monumento aos antigos combatentes. Do conjunto sobressai a mega-boneca decorada com motivos dos Lenços de Namorados e que é usado como escorrega para as crianças.
A intervenção custou cerca de 250 mil euros, com uma comparticipação de 85% por fundos europeus ao abrigo do Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU).
No renovado espaço central da sede do concelho, Júlia Fernandes sublinhou a expectativa de uma nova atratividade para aquela zona urbana, frisando a melhoria das condições para diversão das crianças e das famílias.
A autarca aproveitou para chamar a atenção para o facto de abril ser “o mês da prevenção de maus-tratos na infância”.
“As crianças têm que ser protegidas e tratadas sempre com muito amor e carinho”, defendeu a presidente da Câmara, apontando para os direitos e valores que alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva inscreveram num painel exposto na mesma praça.
“Crescer num ambiente de solidariedade, compromisso, amizade e justiça entre os povos”, “ser protegido contra o abandono e contra a exploração no trabalho” e o “direito de igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade” são alguns dos valores reclamados pelas crianças.
A cerimónia de inauguração, que contou com a participação dos vereadores Michele Alves e Patrício Araújo, assim como do presidente da Junta de Vila Verde e Barbudo, José Faria, ficou marcada ainda pela animação com a bailarina Diana Faria e a dança hip-hop por elementos do Centro Comunitário da Vila de Prado.
Alunos da Escola Básica de Vila Verde e Barbudo puderam estrear o novo espaço. Antes da diversão, largaram balões azuis e amarelos, deixando uma “mensagem de amor e paz para a Ucrânia”, com uma referência especial da presidente da Câmara sobre os gestos de solidariedade e humanismo que o concelho tem assumido no acolhimento de refugiados da guerra vindos daquele país do leste europeu.
Utentes da delegação da Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APACDM) aproveitaram para inaugurar também a exposição alusiva à época pascal “Livrai-nos do mal”, que ganhou um prémio nacional e que pode ser apreciada no Posto de Turismo de Vila Verde.
Município de Vila Verde, 7.4.2022