Vila Verde: Autarquia que “Cuida dos Cuidadores Informais”
Atualizado em 04/02/2022Hoje celebra-se o Dia do Cuidador Informal e o Município de Vila Verde é uma das 24 autarquias selecionadas pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
Recorde-se que a Câmara Municipal ganhou o selo de mérito atribuído pelo ‘Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais’ ao desenvolver o projeto ‘Cuidar de Quem Cuida’ implementado pelo pelouro da Ação Social da autarquia vilaverdense. Foram 24 as autarquias nacionais, entre elas Esposende, Famalicão e Vila Verde, reconhecidas pelo cumprimento dos critérios definidos pelo projeto.
Desde 2019 que em Vila Verde é feita a capacitação de técnicos para adquirem competências na transmissão de conhecimento. Assente numa lógica de cooperação intermunicipal e de multidisciplinaridade entre profissionais de diversos parceiros da área social e da saúde, o projeto assenta em cinco linhas de ação: Grupos de intervenção psicoeducativa; bolsa de cuidadores formais com formação complementar; dinamização das redes de voluntariado locais; serviços de descanso ao cuidador e fóruns de discussão.
Esta é uma iniciativa protocolada e financiada pelo Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CATIIS), através do qual o Município de Vila Verde implementou o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, tendo dado respostas de apoio especializado aos cuidadores informais de pessoas em situação de dependência física e funcional.
A implementação deste projeto conta com a parceria da ACES-Gerês/Cabreira; Cruz Vermelha Portuguesa; Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde; Casa do Povo de Escariz; Centro Social da Paroquia da Lage; e Associação Cultural.
Município de Vila Verde, 5.11.2021