166 ANOS DO CONCELHO DE VILA VERDE – Cerimónia distingue com a Medalha do Concelho António Vilela, João Lobo e José da Mota Alves. Fotojornalista Alfredo Cunha recebe Medalha de Mérito Municipal em ouro
Atualizado em 03/02/2022O Município de Vila Verde assinalou este domingo o 166º Aniversário da Fundação do Concelho. A cerimónia decorrerá a partir das 16h00, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde. É uma oportunidade para o concelho distinguir um conjunto de personalidades e instituições, pelos serviços prestados ao concelho e à causa pública.
A presidente da Câmara, Júlia Fernandes, e o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Arantes, assumem a abertura da cerimónia do Dia do Concelho, animada com momentos musicais interpretados por diferentes artistas e pela Orquestra da Academia de Música de Vila Verde.
Esta comemoração fica marcada pela atribuição da Medalha do Concelho de Vila Verde a António Vilela, ex-presidente da Câmara, a João Lobo, ex-presidente da Assembleia Municipal, e a José da Mota Alves, presidente da ATAHCA-Associação das Terras Altas do Homem e Cávado. Também o fotojornalista Alfredo Cunha é distinguido no evento, com a Medalha de Mérito Municipal em ouro.
A atribuição das medalhas é justificada pelo reconhecido valor das pessoas e entidades distinguidas em diferentes ramos da atividade humana e que se tenha “evidenciado ou contribuído para o bem social ou para o engrandecimento, bom nome e glória do Concelho”.
A Medalha de Mérito Municipal em ouro distingue também as instituições: Rancho Típico e Infantil de Vila Verde, Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim e Grupo Folclórico das Lavradeiras de Escariz S. Mamede
Com a Medalha de Mérito Municipal em prata vão ser distinguidos Júlio Esteves Dias e o maestro Idílio Manuel de Oliveira Nunes, Salvador Sousa, Horácio Lima, Custódia Maria Pereira e os sacerdotes Manuel Cunha Rodrigues, Joaquim Faria Pereira e Francisco da Costa e Silva.
Vão igualmente ser distinguidos presidentes de Junta – em funções no ano 2021 e com mais de 20 anos de autarca no poder local ininterruptos: Carlos Machado (Ribeira do Neiva), Carlos Ferraz (UF Sande, Vilarinho, Barros e Gomide), José Faria (Vila Verde e Barbudo).
As Instituições condecoradas com a Medalha de Mérito Municipal em prata são: Escola de Música da Vila de Prado, Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Vila de Pico de Regalados, Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega e Associação Juvenil, Desportiva, Recreativa e Cultural de Atiães.
Como reconhecimento da missão social desempenhada através da atividade económica no concelho, vão ser premiadas com a Medalha de Mérito Municipal em Prata as empresas Torre de Gomariz, Restaurante Torres, Lactimercados, Vinhos Vale do Homem e Cerveja Letra.
Vão também ser condecorados com a Medalha de Mérito Municipal em prata os desportistas Nuno Freitas (enduro), Diogo Correia (automobilismo) e Paulo Mesquita (atletismo).
A cerimónia dos 166 anos do concelho vai ainda distinguir os funcionários do município com mais de 25 anos de serviço (Medalha de Bons Serviços em prata) e mais de 15 anos de serviço (Medalha de Bons Serviços em cobre).
Município de Vila Verde, 24.10.2021