Vila Verde avança com candidatura para a criação de Estação Náutica
Atualizado em 02/06/2021Este selo de qualidade representará uma mais-valia para o território na medida em que irá permitir valorizar os seus recursos como os rios Homem, Neiva e Cávado, assim como estruturar uma nova oferta turística distintiva e diferenciadora para o concelho.
Reconhecendo a valia dos recursos e o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico e tendo como exemplo as experiências existentes em outros países, a Fórum Oceano – Associação de Economia do Mar lançou o desafio aos territórios e entidades e organizações nacionais que detêm competências na área da náutica, para a certificação dos mesmos enquanto Estações Náuticas (EN).
Entende-se por EN uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas. Desta forma, a EN apresenta-se como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com um território e que asseguram a oferta de um produto turístico.
A certificação de Vila Verde como Estação Náutica permitirá dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no território na área do turismo náutico e reforçar uma rede de atuação conjunta de âmbito local e regional que agregue, fomente e consolide todos os recursos e serviços relacionados com o sector, garantindo uma oferta integrada, competitiva e de qualidade, que promova o concelho como um destino de náutica desportiva e de lazer.
Nesta fase de candidatura, o Município de Vila Verde conta já com 27 parceiros ligados ao setor do turismo, desporto, lazer, ensino, comércio e serviços, desenvolvimento local e proteção civil. O Município, na qualidade de entidade coordenadora, entende que este projeto se insere na estratégia de valorização do setor do turismo e de promoção de Vila Verde enquanto território com forte ligação aos rios e com tradição ao nível das atividades náuticas, com destaque para a prática de canoagem promovida pelo Clube Náutico de Prado.
A criação desta nova oferta alicerçada na água e associada a práticas desportivas e de lazer contribuirá fortemente para acrescentar valor à atividade da fileira turística do concelho, fomentar a estada e gasto dos visitantes, promover a repetição e recomendação do destino e adicionar valor à marca Vila Verde.
Município de Vila Verde, 2.6.2021