Escolas do Concelho de Vila Verde recebem Selo Protetor de Crianças e Jovens
Atualizado em 25/05/2021Foi com imenso orgulho que o Município de Vila Verde e a CPCJ de Vila Verde assistiram, no dia 24 de maio, à distinção de mais 3 Escolas do Concelho com o SELO PROTETOR, atribuído pela CNPDPC (Agrupamentos de Escolas de Prado e de Vila Verde e Escola Secundária). Esta distinção resulta do reconhecimento destas entidades como impulsionadoras de políticas públicas, plasmadas no seu Projeto Educativo, e práticas promotoras da proteção e promoção dos Direitos da Crianças e dos Jovens.
A EPATV já teve este reconhecimento em edição anterior.
Receber esta certificação confere prestígio, dignifica as Escolas do Concelho, mas, ao mesmo tempo, implica uma responsabilidade acrescida, no sentido de continuar, aperfeiçoar e aprofundar formas de salvaguardar os direitos das crianças e dos jovens.
A bandeira foi entregue pela Coordenadora da Equipa Técnica da Região Norte da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Dra. Fernanda Almeida.
O projeto SELO PROTETOR constitui-se como um sistema integrado de gestão do risco e perigo e representa uma oportunidade de autodiagnóstico e capacitação dirigida às Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ) no âmbito da promoção e proteção dos Direitos da Criança, de acordo com o previsto no Artigo 7º da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.
Parabéns às Escolas porque receber o Selo Protetor significa que a entidade tem o foco nos direitos das crianças e jovens, criando metodologias pró-ativas de promoção desses mesmos direitos.
Município de Vila Verde, 25.5.2021