Antiga Escola de Rio Mau acolhe a sede do Vespa Clube Caminhos de Santiago
Atualizado em 16/05/2021Realizou-se este sábado, dia 15 de maio, a inauguração oficial da sede do Vespa Clube Caminhos de Santiago, que fica situada no edifício da antiga Escola Primária de Rio Mau, na UF da Ribeira do Neiva.
A cerimónia foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e contou também com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, da secretária e do tesoureira da junta de freguesia da UF da Ribeira do Neiva, Candy Marques e Paulo Lopes, respetivamente, do representante do Vespa Clube Portugal, Álvaro Mendes, do presidente do Vespa Clube Caminhos de Santigo, Daniel Gomes, e do Pároco de Rio Mau, Pe. Sandro Vasconcelos, que benzeu as instalações.
O presidente da Câmara, Dr. António Vilela, destacou o envolvimento da edilidade vilaverdense em mais este projeto associativo que nasceu no concelho. “O Vespa Clube é uma associação com dinamismo e criou aqui um espaço emblemático, que também promove aquilo que são os Caminhos de Santiago, um ex-libris da nossa região, e que permite que aos caminhantes possam agora ter mais uma opção na sua passagem pelo concelho de Vila Verde de pernoitar e conviver. Isto representa uma mais-valia para esta freguesia e concelho”, afirmou o autarca, apontado que “a dinâmica das instituições ajudam ao desenvolvimento cultural do concelho, e todas têm vindo a fazer um trabalho meritório e excepcional”.
Daniel Gomes, presidente do Vespa Clube Caminhos de Santigo, referiu que estas instalações vão ajudar o clube a consolidar o seu desenvolvimento na região, e a integrar o roteiro europeu de acolhimento de vespitas na Concentração Europeia de Vespas que vai realizar-se, em Guimarães, no próximo ano de 2022.
Daniel Gomes agradeceu à câmara municipal e à junta por lhes terem cedido aquele espaço, e explicou que o Vespas Clube Caminhos de Santiago é uma associação recreativa, sem fins lucrativos que pretende dar uma nova vida e uma nova dinâmica a esta antiga escola, referindo que “para além da sede do clube, as instalações acolhem também um albergue para peregrinos dos Caminhos de Santiago”.
Município de Vila Verde, 16 .5.2021