A conferência “A Alma dos Santerios” abriu com chave de ouro a iniciativa “Património com Alma”
Atualizado em 29/04/2021Estreou ontem, 28 de abril, a iniciativa “Património com Alma” com a conferência “A Alma dos Santeiros”, proferida por José Manuel Tedim, Professor da Universidade Portucalense.
Numa apresentação repleta de entusiasmo e profundo conhecimento, José Manuel Tedim proporcionou uma viagem pela arte da escultura sacra, com referências desde o século XVII até à atualidade. Dos santos muito deu a conhecer – de Stº António, de S. Bernardo, de S. Sebastião, de Nossa Senhora do Rosário, de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora da Alegria, de Aboim da Nóbrega – revelando pormenores caracterizadores e diferenciadores e a “força da imagem na persuasão de quem a contempla”. Dos materiais utilizados mencionou a pedra, o barro mas o destaque foi dado à madeira, frisando que “os meus santeiros não são escultores de pedra, são escultores de madeira”. Das oficinas proporcionou uma experiência quase sensorial, pela descrição precisa e realista. Dos Mestres, Oficiais e Aprendizes falou com firmeza, delicadeza e sensibilidade quase que numa representação dos movimentos que a arte exige. Destes possui conhecimento absoluto pelos laços da sua família a esta arte, é filho, neto e sobrinho de santeiros, perdurando a tradição na família até aos dias de hoje.
Do público a reação de satisfação foi incontestável, gerou-se um agradável debate com comentários múltiplos, como “da próxima vez que encontrar uma imagem, vou vê-la com outros olhos”.
A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dra. Júlia Fernandes encerrou a conferência expressando o seu total agrado “por esta viagem pelo património, pela cultura dos santeiros, pela tradição, pelo conhecimento transmitido para cada vez mais podermos amar o nosso património e deixar este conhecimento às gerações futuras. Foi uma magnífica incursão pelo conhecimento que revelou curiosidades que a todos tanto enriqueceu.”
O “Património com Alma” uma iniciativa conjunta da Casa do Conhecimento de Vila Verde, da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela e do Serviço de Ação Cultural, numa parceria com a Rede de Casas do Conhecimento, concretamente com a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, de Boticas, Montalegre e Paredes de Coura tem a sua 2ª conferência agendada para o dia 26 de maio.
Município de Vila Verde, 29.4.2021