BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VILA VERDE ACOLHE EXPOSIÇÃO COM MAIS DE TRINTA ILUSTRAÇÕES INSPIRADAS EM TEXTOS DE POETAS PORTUGUESES
Atualizado em 10/04/2021«Esta mostra visa “dar voz” e conceder o devido relevo à arte e à poesia e promover o acesso das pessoas a uma grande diversidade de manifestações artísticas»
Decorreu esta tarde, na Biblioteca Municipal de Vila Verde, a inauguração da Exposição de Sílvia Mota Lopes, “Pintar com Poesia- devaneios, palavras, traços e cor”.
A partir de textos de poetas lusófonos, a artista Sílvia Mota Lopes criou um mundo de cor e sensações que mostram como a poesia é uma porta para a livre criação e permite expandir os horizontes das palavras.
A mostra catalogada, patente até 30 de abril, ilustra e recria trabalhos de 32 poetas, a que se juntam cinco autores vilaverdenses vivos e uma das maiores figuras da história do concelho, o patrono da Biblioteca Municipal de Vila Verde, Álvaro da Costa Machado Vilela.
Com este quadro, o Município de Vila Verde inaugura, na abertura desta exposição, a primeira das 25 iniciativas de celebração dos 25 anos dedicada à evocação de Machado Vilela.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, refere que «esta exposição, estas obras, estes artistas, contribuem desde há muitos anos, para o engrandecimento e dinamização do concelho de Vila Verde, da nossa Biblioteca e da nossa atividade cultural. A Sílvia fez um excelente trabalho que merece ser visitado por todos.»
A Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, afirma que «Além do grande talento e da força que lhe reconheço, a Sílvia Mota Lopes conseguiu fundir num mesmo quadro os traços peculiares da sua pintura com as palavras que nos fazem sonhar e nos transportam para outros mundos, próprias dos poetas e poetisas que teve a coragem de traduzir e interpretar.»
«Convicta de que a arte tem um papel fundamental no setor da educação, estimulando as capacidades críticas e criativas, promovendo importantes valores socioculturais e cívicos, a Câmara Municipal de Vila Verde vai continuar a dar o seu contributo para que, nesta região e no país, a arte ocupe um insubstituível lugar no âmbito das políticas de desenvolvimento educativo e cultural.» sublinha Júlia Fernandes
Ainda de acordo com a autarca «Esta mostra visa “dar voz” e conceder o devido relevo à arte e à poesia e promover o acesso das pessoas a uma grande diversidade de manifestações artísticas, no contexto de uma política cultural empenhada em fomentar o dinamismo cultural dos territórios e potenciar uma efetiva democratização e descentralização da cultura.»
Para a autora, Sílvia Mota Lopes, «esta exposição é um ato de amor. Poder ilustrar os poemas de artistas que tanto admiro, é uma honra e uma partilha de talentos.»
A cerimónia de inauguração contou com a presença de alguns dos escritores vilaverdenses representados nas ilustrações, como o Dr. João Lobo, Drª Adelina Vieira, Serra Nevada, e ainda do Eurodeputado José Manuel Fernandes e Vereador Manuel Lopes, entre outras entidades.
A iniciativa foi abrilhantada pelas atuações da Academia de Música de Vila Verde e do grupo de teatro da Escola Secundária, “VerdEmCena” Artista Residente.
Município de Vila Verde, 10.4.2021