Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela de Vila Verde inaugura no próximo sábado Exposição da artista plástica e escritora Sílvia Mota Lopes
Atualizado em 07/04/2021“Pintar com Poesia: devaneios, palavras, traços e cor” é o título da exposição que a artista plástica, mas também poeta e autora de literatura para a infância Sílvia Mota Lopes inaugura no próximo dia 10 de abril, às 15h00, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde.
A partir dos textos de poetas lusófonos, Sílvia Mota Lopes criou um mundo de cor e sensações que mostram como a poesia é uma porta para a livre criação e permite sempre expandir os horizontes das palavras. Assim, a exposição ilustra e recria os trabalhos de 32 poetas, a que se juntam cinco autores Vilaverdenses vivos e uma das maiores figuras da História do concelho, uma surpresa que será desvelada na inauguração e poderá ser também devidamente apreciada no excelente catálogo que a acompanha.
De acordo com a Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dra Júlia Rodrigues Fernandes, esta mostra visa “dar voz e conceder o devido relevo à arte e à poesia e promover o acesso das pessoas a uma grande diversidade de manifestações artísticas”, no contexto de uma política cultural empenhada em “fomentar o dinamismo cultural dos territórios e potenciar uma efetiva democratização e descentralização da cultura”.
A exposição insere-se no programa “25 anos – 25 ações”, comemorativo dos 25 anos da Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, que percorrerá todo o ano de 2021.
Devido às contingências do período que atravessamos, a participação na cerimónia de inauguração terá lugares limitados e todos os presentes deverão cumprir as regras de distanciamento físico, uso de máscara e desinfeção à entrada.
O ato conta com a colaboração da Academia de Música de Vila Verde e do grupo de teatro da Escola Secundária, “VerdEmCena” Artista Residente.
Município de Vila Verde, 7.4.2021