COVID-19 – Plano de Reabertura das Bibliotecas Municipais
Atualizado em 17/06/2020
Plano de reabertura das Bibliotecas Municipais de Vila Verde
Tendo terminado o estado de emergência no passado dia 2 de maio, e estando as bibliotecas autorizadas a reabrir os seus serviços a partir de 4 de maio, entendeu-se necessário criar condições para que essa reabertura fosse feita em cumprimento das orientações gerais da Direção-Geral de Saúde e atendendo às características específicas do serviço de bibliotecas.
Para manter a confiança dos munícipes, garantindo também a segurança dos funcionários, é imperativo protegê-los de todas as possibilidades de contágio através da definição de procedimentos claros de acesso e utilização dos serviços.
Assim, as bibliotecas municipais de Vila Verde reabrirão os seus serviços de acesso presencial ao público a partir do dia 11 de Maio, cumprindo as seguintes normas excecionais:
1. CONDIÇÕES GERAIS: As bibliotecas abrem apenas para acesso a serviços de leitura presencial, embora limitada, empréstimo domiciliário, referência e uso de computadores e acesso à internet, em espaços específicos que assegurem a distância social, e com a lotação máxima substancialmente reduzida, em cumprimento das indicações da Direção-Geral de Saúde para a ocupação dos espaços em serviços públicos (um utilizador por cada 20 m2, desde que assegurada uma distância mínima de 2m lineares entre as pessoas). As interações com os utilizadores ficam restringidas à entrega e devolução de documentos, ou do cartão de leitor, no caso de novos utilizadores. Os espaços de circulação do público serão limpos e desinfetados três vezes aos dia, os postos de leitura e uso de computadores sempre que haja mudança de utilizadores e os WC um mínimo de quatro vezes ao dia, sem prejuízo de limpezas extra sempre que se verifique necessário; as superfícies de contacto frequente, como puxadores, computadores e balcão de atendimento serão desinfetadas com regularidade ao longo do dia, estando disponível material desinfetante e de proteção individual em todos os postos de trabalho. Os funcionários utilizarão os equipamentos de proteção individual recomendados (uso obrigatório de máscaras) e será assegurado um mínimo de convivência nos espaços internos de trabalho (um funcionário por sala ou, no máximo, dois, com distância mínima de dois metros). Será assegurado o arejamento regular do edifício, sempre que as condições meteorológicas o permitam.
2. ENTRADA E PERMANÊNCIA NO EDIFÍCIO: O uso de máscara nas instalações das bibliotecas é obrigatório para todos os utilizadores, tal como a desinfeção das mãos, ainda que enluvadas, à entrada do edifício;
a) Na Biblioteca Prof. Machado Vilela só podem estar dois utilizadores de cada vez no átrio, e exclusivamente para o serviço de empréstimo domiciliário, consulta do catálogo ou referência, preservando sempre a distância social; não são permitidas permanências no atendimento para qualquer outro fim.
b) Na Biblioteca de Prado só pode estar um utilizador de cada vez junto ao balcão, e exclusivamente para o serviço de empréstimo domiciliário ou referência, preservando sempre a distância social; não são permitidas permanências junto ao balcão para qualquer outro fim. Em Prado, a consulta do catálogo pode ser feita no computador disponível para o público em espaço próprio.
c) Sempre que se justifique, os utilizadores deverão aguardar no exterior até serem chamados, respeitando a distância de segurança de 2 metros.
3. LIVRE ACESSO: Como medida de proteção e prevenção, o serviço de livre acesso às estantes fica suspenso.
4. LEITURA DE JORNAIS E REVISTAS: É permitida a leitura de jornais e revistas, sendo obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos antes e depois da leitura.
5. LEITURA PRESENCIAL: Na Biblioteca Prof. Machado Vilela a leitura presencial é transferida para o 1.º piso do edifício, concretamente para a sala polivalente (5 postos de leitura individual) e a sala de coworking (3 postos de leitura mais 2 postos de acesso a computadores e à Internet); os utilizadores com dificuldades de mobilidade poderão utilizar para consulta presencial a sala do Bar.
a) Na Biblioteca de Prado estarão disponíveis 3 postos de leitura individual e 1 de acesso a computador/Internet;
b) Na sequência de qualquer consulta presencial, os documentos consultados são colocados em quarentena pelo período de uma semana.
6. EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO: O serviço de empréstimo domiciliário é prestado presencialmente, por reserva, através do telefone 253 323 600, do e-mail biblioteca@cm-vilaverde.pt, ou diretamente através do catálogo.
a) O utilizador pode consultar o catálogo da biblioteca (disponível em www.cm-vilaverde.pt/web/biblioteca) ou solicitar uma pesquisa ou sugestão à biblioteca, através do n.º de telefone e endereço de correio eletrónico acima indicados;
b) As capas dos documentos são higienizadas imediatamente antes de serem entregues ao utilizador;
c) É reposto o prazo de 15 dias para devolução dos documentos emprestados;
d) Depois de devolvidos, os documentos são colocados em quarentena pelo período de uma semana, durante o qual o acesso e a consulta ficam bloqueados; no final dos 7 dias, voltam a estar disponíveis para empréstimo;
e) Um serviço de take-away garantirá que os utilizadores que não se podem deslocar e não têm quem o faça por eles recebem os livros em suas casas.
7. RESERVAS: uma vez que o número de lugares disponíveis foi substancialmente reduzido, o acesso às salas de leitura poderá ser feito por reserva, através do telefone 253 323 600, do e-mail biblioteca@cm-vilaverde.pt; no caso de não ter sido feita reserva, o utilizador sujeita-se a já não ter lugar no horário pretendido;
a) Aquando da reserva de um posto de leitura, o utilizador deverá indicar o tempo de permanência estimado;
b) Quando um utilizador termina a sua consulta ou o seu trabalho, aquele posto de leitura só pode voltar a ser utilizado depois de higienizado.
8. ATENDIMENTO E REFERÊNCIA: O empréstimo domiciliário e o serviço de referência presencial são feitos exclusivamente ao balcão, cujo funcionário estará protegido por uma divisória de acrílico;
a) Os funcionários da biblioteca cumprirão as normas de proteção individual, apresentando-se sempre de máscara e manuseando os documentos com luvas, imediatamente retiradas, observando os cuidados necessários, após a entrega dos documentos;
b) Após o contacto com qualquer documento devolvido, os funcionários procederão à imediata higienização das mãos;
c) Será criado um serviço de referência online, de forma a evitar deslocações desnecessárias à biblioteca.
9. CIRCUITOS INTERNOS E USO DOS WC: Haverá circuitos internos de cumprimento
obrigatório para os utilizadores, de maneira a manter a distância social recomendada; os utilizadores terão à sua disposição exclusiva os WC do 1.º piso, equipados com dispensadores de sabonete e toalhetes, sendo autorizada a permanência de apenas uma pessoa por sector (M/F).
10. SALA DE ISOLAMENTO: No rés-do-chão do edifício encontra-se, devidamente assinalada, uma sala de isolamento para onde devem ser dirigidos os funcionários ou utilizadores que revelem sintomas de Covid-19; esta sala está ao lado de instalações sanitárias, tem uma saída de emergência para a rua encontra-se equipada com um kit de apoio constituído por máscaras, luvas, desinfetante, toalhetes, água e bolachas e livros, dispondo ainda de mobiliário adequado ao repouso.
11. INFORMAÇÃO AOS UTILIZADORES: O presente documento estará disponível para consulta no sítio Web da Biblioteca, disponível em: http://www.cm-vilaverde.pt/web/biblioteca; sinalização indicativa estará afixada à entrada e nos vários espaços de acesso público da biblioteca. Recomenda-se a consulta do Plano de Municipal de Desconfinamento (disponível em: http://www.cm-vilaverde.pt/web/guest/covid19), da Legislação Covid-19 (disponível em: https://dre.pt/legislacao-covid-19) e das diretrizes e orientações da Direção-Geral de Saúde (https://covid19.min-saude.pt/).
12. HORÁRIO: As bibliotecas de Vila Verde passam a encerrar ao Sábado e, de Segunda a Sexta, funcionarão com um horário de abertura ligeiramente reduzido, de maneira a assegurar a correta e permanente desinfeção das instalações e dos documentos:
a) Biblioteca Prof. Machado Vilela: 09h30-13h00 / 14h30-18h30 (encerramento aos Sábados e Domingos);
b) Biblioteca de Prado: 09h30-13h00 / 14h00-17h00 (encerramento aos Sábados e Domingos).
NOTA FINAL: Este Plano foi elaborado de acordo com as seguintes orientações específicas para Bibliotecas:
* Orientações para as Bibliotecas Públicas sobre o manuseamento de Documentos face à Pandemia de Covid-19 da DGLAB (http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Paginas/recaberBP.aspx )
* Página da Federação Internacional de Bibliotecas e Associações (IFLA) intitulada COVID-19 and the Global Library Field (https://www.ifla.org/covid-19-and-libraries)