Município de Vila Verde lamenta falta de testes ao COVID-19
Atualizado em 06/04/2020Nas últimas semanas, foram vários os alertas que o Município de Vila Verde realizou junto das entidades competentes, ARS-Norte e ACES Gêres-Cabreira, para a necessidade de despistagem do COVID-19 nas IPSS, especialmente nos LARES de Vila Verde, através de teste. O Município de Vila Verde, nas mesmas missivas, demonstrou, também, a disponibilidade para criar um centro de testes móvel, assim como garantir o seu pagamento para todos os munícipes suspeitos, utentes e colaboradores dos LARES (ERPI) e apoio domiciliário (SAD) concelhio. Contudo, neste momento as tentativas demonstraram-se infrutíferas, pois não existem testes disponíveis. O executivo Vilaverdense lamenta o facto de existirem, mesmo, munícipes com sintomas e apenas com o teste agendado, pelas entidades competentes, para o dia 18 de abril.
O Presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, afirma que “quando numa luta contra um adversário invisível nos retiram ou negam a melhor arma, os testes, como autarca, apesar de todos os esforços já realizados, resta-nos apelar a todos os Vilaverdenses com sintomas, que optem pelo confinamento profilático.”
O edil Vilaverdense vai mais longe e alerta “na grande maioria dos lares concelhios os colaboradores estão a realizar jornadas de 14 dias, em regime de rotatividade, de forma a minimizar possíveis contaminações. Contudo, por falta de testes, nos próximos dias assistiremos a um revezar das equipas, e os colaboradores que entrarão no novo turno, vão fazê-lo sem realizarem uma despistagem prévia. Infelizmente, um colaborador portador de COVID-19 sem sintomas pode ser um sério perigo para os utentes das instituições.”
António Vilela por último reafirma “continuaremos a encetar todos os esforços para que os testes ao COVID-19 sejam uma realidade, no nosso concelho. Acreditamos que esta é a melhor forma para combater esta pandemia, e não abdicaremos, nem pouparemos esforços para salvaguardar a saúde dos Vilaverdenses.”
Município de Vila Verde, 6.4.2020