FEIRA QUINHENTISTA – ‘Sá de Miranda Por Terras de Vila Verde’ homenageia o Poeta do Neiva de 10 a 12 de maio
Atualizado em 30/04/2019«Promover com orgulho a herança cultural do Concelho de Vila Verde»
Dentro de poucos dias, o evento “Sá de Miranda Por terras de Vila Verde- Feira Quinhentista” arranca a todo o vapor no concelho de Vila Verde.
De 10 a 12 de maio, Sá de Miranda, o grande poeta do Neiva, dá o mote a uma festividade que irá levar os participantes numa emocionante viagem à descoberta da história da época de quinhentos.
Durante três dias não irão faltar as típicas danças, o teatro de rua, música ao vivo, gastronomia tradicional, vestes de época… entre tantas outras iniciativas que vão criar uma inebriante atmosfera digna da era quinhentista.
António Vilela- «Através desta iniciativa eternizamos a figura do Poeta do Neiva»
Na apresentação do programa que decorreu, esta manhã, no Município de Vila Verde, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, referiu que esta ação se realiza de dois em dois anos «para que não nos esqueçamos que o grande Sá de Miranda passou pelo nosso concelho.»
Através desta iniciativa e de todos os que nela estão envolvidos, podemos dar a conhecer e reviver as práticas e os costumes da época quinhentista e, sobretudo, eternizamos a figura do Poeta do Neiva.», sublinhou o edil
Para o autarca vilaverdense «além de tudo, este projeto pretende estimular as nossas escolas e os nossos alunos a estudarem as figuras emblemáticas que passaram pelo concelho de Vila Verde. Por esse motivo, foi criado um programa que já está a mobilizar os vários estabelecimentos de ensino para que, a partir do dia 10, possam trazer a público as iniciativas que prepararam.»
Júlia Fernandes- «Promover com orgulho a herança cultural do concelho de Vila Verde»
A Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, deixou bem vincado que «é fulcral promover com orgulho a herança cultural do concelho de Vila Verde.»
Na perspetiva da autarca « Infelizmente, este grande poeta é muito pouco estudado nas escolas e universidades do nosso país. Este evento é a forma que o nosso concelho tem de o dar a conhecer, principalmente, aos mais jovens, e não deixar morrer o seu tão importante legado.»
Júlia Fernandes fez questão de sublinhar a importância da participação dos Agrupamentos de Escolas do Concelho e das Associações de Pais, da Escola Profissional Amar Terra Verde, da Escola Secundária e da Academia de Música de Vila Verde.
«É importante referir que esta atividade é completamente ancorada na Comunidade Escolar. Dificilmente encontraremos em Vila Verde um aluno que não saiba ou que nunca ouviu falar de Sá de Miranda», finalizou Júlia Fernandes.
Intensa participação dos estabelecimentos de ensino numa programação rica e diversificada
Na quinta feira (9 de maio), a Escola Básica da Ribeira do Neiva organiza a sua tradicional Feirinha Quinhentista, das 10h00 às 17h00, prestando, assim, uma homenagem ao poeta da terra.
A programação arranca, oficialmente, no dia 10 de maio, às 19h00, com a Ceia Quinhentista na Praça de Sto António. A animação segue noite adentro com músicas de Arribamonte de El-Rei, bailados, folguedos, poesia e artes circenses.
No dia seguinte, 11 de maio, as atividades começam pelas 11h00, na Praça Sto António, com a venda de artesanato, de produtos da terra e mostras de gastronomia.
Durante a tarde, nota de realce para as oficinas, a mostra de armas, o espetáculo de falcoaria, as rábulas e as artes circenses.
Uma das mais badaladas iniciativas do evento, o Sarau Cultural, acontece durante a noite com uma grande diversidade de espetáculos que prometem captar a atenção da plateia do primeiro ao último minuto.
Cortejo Histórico assume-se como iniciativa rainha da programação
No último dia, domingo (12 de maio), a Feira Quinhentista ‘abre as portas’ pelas 10h00 e uma hora mais tarde dá-se a abertura da Feira com Arruadas Musicais.
Para o início da tarde, pelas 15h00, chega a vez da rainha da programação brilhar, com largas dezenas de figurantes trajados a rigor, que tornam o Cortejo Histórico o ponto alto de toda a programação.
Importante realçar que a Biblioteca Municipal de Vila Verde terá trajes da época disponíveis (gratuitamente), para quem pretender participar no cortejo.
De 10 a 12 de maio deixe-se envolver pelo “espírito quinhentista” e visite Vila Verde.
Município de Vila Verde, 30.4.2019
CONSULTE O PROGRAMA AQUI