EXPOSIÇÃO “Os Segredos do Cávado” patente ao público na Biblioteca Professor Machado Vilela até 3 de maio
Atualizado em 05/04/2019A inauguração da exposição “Os Segredos do Cávado” decorreu esta manhã (5 de abril), na Biblioteca Municipal de Vila Verde, local onde estará patente ao público até ao início do mês de maio.
Enquadrada do projeto de sensibilização “Aqua Cávado, o rio que nos une”, esta exposição é promovida pela CIM do Cávado e pela Agência de Energia do Cávado e pretende, através de cerca de trinta fotografias, retratar as mudanças decorridas ao longo dos anos no património existente entre os Rios Cávado e Homem.
Durante a apresentação, o Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, referiu que «esta exposição retrata muito daquilo que é o nosso património, que sempre foi diferenciado pela beleza dos seus rios».
Na perspetiva do autarca «ao percorreremos estas paisagens ficamos, de facto, sensibilizados com a beleza do nosso território. Mas temos de nos focar, essencialmente, nas questões ambientais, principalmente no que diz respeito à quantidade e qualidade de água do nosso planeta.»
«Devemos valorizar aquilo que queremos deixar como legado às próximas gerações. Estas exposições devem servir para recuarmos ao passado e projetarmos aquilo que queremos no futuro», enfatizou
Já o Diretor Executivo da CIM do Cávado, Engº Luís Macedo, afirmou que «este projeto procura mostrar a história existente entre os Rios Cávado e Homem.»
«Além do mais, queremos alertar os municípios para a importância de manter estes registos fotográficos. É fundamental que continuem a fazê-los.», sublinhou
A exposição, que já passou por Esposende, Barcelos e Amares, é composta por fotografias dos arquivos dos Municípios do Cávado, da EDP Produção, do Museu Nogueira da Silva e do Museu da Imagem, tendo contado com a colaboração do pintor Luís Coquenão na sua concepção e “montagem”, do historiador Eduardo Pires de Oliveira, que contribuiu com um texto expositivo e alusivo à mesma.
A sessão de inauguração contou com a presença da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, do Vereador do Ambiente, Drº Patrício Araújo e de alguns convidados que se fizeram juntar.
Como referido, a mostra estará patente ao público até dia 3 de maio, na Biblioteca Professor Machado Vilela.
Município de Vila Verde, 5.4.2019