MÊS DO ROMANCE – Exposição Namorar Portugal e apresentação de três novas linhas de artesanato no Porto Welcome Center!
Atualizado em 08/02/2019Sentimentos, afetos e artesanato no coração do Porto
A programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’ continua na intensa caminhada de promoção do ex-libris de Vila Verde por todo o país. Foi numa das localizações mais movimentadas da cidade da Porto, em frente à Estação de S. Bento, na tarde de ontem (7 de fevereiro), que decorreu a apresentação dos novos produtos Namorar Portugal.
O LIT- Porto Welcome Center, uma das maiores lojas de turismo do Norte do país, recebeu três parceiras da marca do Município de Vila Verde para uma mostra com alguns dos mais requintados e singulares produtos de artesanato inspirados nas tradições minhotas. Rosa Araújo voltou a combinar duas das maiores artes nacionais, a cerâmica e os Lenços de Namorados, na nova linha de ‘Loiça Pintada à Mão Namorar Portugal’. A artesã e criativa Maria de Jesus Correia deu continuidade à linha de produtos apresentada nos anos anteriores, mas desta vez o destaque vai para o ‘Coreto e Músicos Namorar Portugal’. Rosa Rodrigues apresentou a ‘Linha Cest’Arte’, uma coleção de cestos em vime voltada para os bebés, que ganha mais encanto com os motivos dos Lenços de Namorados. O espaço recebe também uma mostra de produtos Namorar Portugal, patente ao público até ao dia 14 de fevereiro.
Maria de Jesus Correia apresentou ‘Coreto e Músicos Namorar Portugal’
O Porto Welcome Center, casa bem conhecida da marca Namorar Portugal, voltou a receber o Mês do Romance de braços abertos. À fascinante e criativa coleção de arte de figuras populares com motivos dos Lenços de Namorados, Maria de Jesus Correia junta aos santos populares a linha ‘Coreto e Músicos Namorar Portugal’. A artesã barcelense conta com uma coleção que deixa a todos que a veem um breve travo de nostalgia. Combinando a estética moderna na criação das figuras populares ligadas às suas raízes culturais, a coleção catapulta-nos para um ambiente de tradição. Falando acerca da nova linha que conta com “músicos apaixonados” em coretos decorados, Maria de Jesus Correia revela que “isto é uma paixão. Sempre dentro do tema dos Lenços de Namorados, vão-se fazendo coisas que nos dê prazer de continuar”.
Rosa Rodrigues apresentou a nova ‘Linha Cest’arte’
Em seguida, Rosa Rodrigues apresentou a nova ‘Linha Cest’arte’. A talentosa artesã volta, pelo segundo ano consecutivo, a combinar duas das mais tradicionais artes portuguesas ao unir a cestaria aos bordados minhotos. A coleção de cestos em vime deste ano foi preparada para um novo público. “Este ano pensei numa linha para bebés que também merecem”, afirma Rosa Rodrigues. Os cestos são de cores diferentes, decorados com detalhes pensados para o público infantil e os motivos dos Lenços de Namorados.
Rosa Araújo apresentou ‘Loiça Pintada à Mão Namorar Portugal’
Por último, pelas mãos experimentadas de quem domina com mestria esta bela forma de arte ficámos a conhecer ‘Loiça Pintada à Mão Namorar Portugal’. Apesar de já se dedicar à pintura em cerâmica há mais de vinte anos, Rosa Araújo entrou há três anos na marca territorial do município de Vila Verde. Concebida através de técnicas de cerâmicas transmitidas de geração em geração e juntando-se aos encantadores motivos inspirados nos bordados minhotos, os produtos da criativa preparam-se para abrilhantar o lar. “Este ano, a minha opção passou por apresentar peças decorativas volumosas. Trouxe apenas uma que não é decorativa mas sim utilitária: uma garrafa de licor com molde diferente do habitual e uns copinhos a acompanhar”, afirma a artesã, sem esconder a satisfação por integrar a família Namorar Portugal. “Estou contente por ser bem acolhida na loja Namorar Portugal, onde tem pessoas que nos representam muito bem. Para o ano cá estou eu novamente”, certifica a artesã.
“A marca Namorar Portugal está espalhada pelo país todo”
Em representação do Turismo do Porto e Norte, Raquel Almeida dá as boas vindas à marca Namorar Portugal. A representante da entidade regional destaca com contentamento a colaboração com o Município de Vila Verde e com a marca Namorar Portugal. “Acho de louvar toda esta movimentação e inovação que dão em volta do tema” afirma Raquel Almeida, referindo-se ao extenso trabalho de divulgação e preservação do património único e ex-libris de Vila Verde que são os Lenços de Namorados.
“Os produtos e os parceiros da marca vêm conquistando mercados”
Presente na sessão, o Presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, deixa palavras de agradecimento ao Turismo do Porto e Norte por receber a exposição dos produtos da marca Namorar Portugal e por apoiar iniciativas ligadas ao turismo. Para o edil, através destas parcerias, a entidade regional contribuiu para o engrandecimento e desenvolvimento da região. “Hoje, provavelmente a região norte do país é das regiões com maior crescimento em termos de turismo”, refere o edil.
Relativamente à apresentação dos novos produtos Namorar Portugal, a decorrer na cidade do Porto pela segunda vez na semana, o Presidente do Município vinca “os produtos e os parceiros da marca têm grande sucesso, vêm conquistando mercados e dinamizando o seu negócio”. É com grande satisfação que António Vilela vê, todos os anos, a adição de parceiros à marca Namorar Portugal e a constante criação de novos produtos. “O crescimento da marca tem-se dado à custa da parceria com aqueles que, de ano para ano, conseguem inovar, modernizar com novas estratégias de mercado e captar novos públicos. Como já repararam, a Namorar Portugal está espalhada pelo país todo. Isto é a forma de chamarmos a atenção para Vila Verde”, conclui o edil.
Por sua vez, Júlia Fernandes, Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, não poupa elogios ao espaço e às criativas que apresentaram os seus produtos. “Mesmo com o desafio à sua criatividade e à inovação, estas três parceiras foram capazes de apresentar produtos completamente diferenciados e belíssimos”, afirma. A vereadora não deixa ainda de destacar a programação de 38 dias consecutivos e com mais de 100 iniciativas do Mês do Romance que estão a decorrer espalhadas um pouco por todo o país. “Tentamos que a programação chegue um pouco a todo lado, espalhando a marca e levando o conceito mais longe possível. Que vá ao encontro de todos os gostos e que seja abrangente”, declara Júlia Fernandes.
Município de Vila Verde, 8.2.2019