MÊS DO ROMANCE – O Cais de Gaia apaixonou-se pelos sentimentos e afetos da marca Namorar Portugal!
Atualizado em 26/01/2019Os sentimentos e afetos dos produtos inspirados nos motivos dos Lenços de Namorados da tradição vilaverdense já estão a conquistar corações no Cais de Gaia. O Mês do Romance continua a percorrer alguns dos mais emblemáticos pontos turístico-culturais do país e chegou este fim de semana, 26 e 27 de janeiro, pela primeira vez a Vila Nova de Gaia. Durante os dois dias, a marca territorial do Município de Vila Verde brinda habitantes locais e turistas com um leque diversificado de atividades. Workshops, espetáculos musicais, exposição de produtos Namorar Portugal, mostras temáticas… Tudo com entrada gratuita. O espaço abriu as portas ao público durante a manhã de hoje (11h00) e estará à disposição dos visitantes até às 20h00. Amanhã, 27 de janeiro, abre às 10h00 e encerra às 19h00.
A enorme tenda instalada à beira-Douro é um regalo para a vista. Ao centro, um comprido corredor é dedicado a uma exposição de produtos Namorar Portugal e vários elementos da tradição vilaverdense, numa aposta contínua de promoção da genuína cultura local. Numa das pontas, uma mostra relativa ao ciclo do linho, com as alfaias utilizadas tradicionalmente no processamento da planta da qual se extraem as fibras para os panos de linho em que se bordavam os Lenços. Na outra, o palco que ao longo dos dois dias vai receber diferentes espetáculos de música ao vivo. Em redor, os vários stands de produtos Namorar Portugal. Visitantes de várias nacionalidades iam percorrendo os stands para conhecer melhor, provar e adquirir os mais diversificados produtos (artesanato, calçado, vestuário, acessórios de moda, agroalimentares, merchandising…). Tudo isto sob um teto encantador coberto por guarda-chuvas coloridos.
Como amor com amor se paga, os afetos da tradição minhota estão a despertar paixões na cidade gaiense e o proprietário do espaço, Carlos Ferreira, não perdeu tempo antes de lançar o repto ao Município de Vila Verde: “Fico muito contente, espero que este seja o primeiro de muitos anos e que no próximo ano seja em Gaia a abertura do Mês do Romance. Muito obrigado por aceitarem o desafio que vos propus e votos de grande sucesso”. Declarações durante a sessão de abertura da ‘Iniciativa Namorar Portugal no coração do Cais de Gaia’, que decorreu durante a manhã de hoje, 26 de janeiro. Durante a manhã, tempo também para a apresentação da nova linha Namorar Portugal da Namorarte – Sapatos Namorar Portugal, com propostas “ainda mais extravagantes”, em que a utilização do veludo (em alguns casos) e a colaboração de um artista plástico (noutros casos) se revelaram as principais novidades. A cerimónia foi abrilhantada pela voz afinada da pequena Luana que cantou e encantou a plateia.
O vereador do Município de Vila Nova de Gaia Valentim Miranda também marcou presença na cerimónia e deixou rasgados elogios ao projeto. “A marca Namorar Portugal é algo importante. traz romance ao Cais de Gaia e a Vila Nova de Gaia, que é uma cidade que está na moda. O Mês do Romance é uma iniciativa altamente valorizada que vai certamente ter sucesso por onde passar”, referiu, sublinhando que há vantagens a vários níveis. “Além da importância económica, divulgam o grande valor dos produtos que a vossa terra tem para oferecer à comunidade. Parabéns!”, frisou.
Territórios complementares – A união faz força!
Por sua vez, o presidente do Município de Vila Verde começou por devolver os imensos elogios que havia acabado de receber. “É um prazer estar em Gaia, uma cidade que todos conhecemos pela qualidade que oferece a quem visita. Esta iniciativa representa uma grande oportunidade para a marca Namorar Portugal”, afirmou António Vilela, estendendo os cumprimentos a “todos os parceiros Namorar Portugal, pela enorme criatividade que demonstram e que se reflete no lançamento de dezenas novas linhas de produtos Namorar Portugal todos os anos”. A marca territorial de Vila Verde conta já com um total de 70 parceiros (produtores) de vários pontos do país e milhares de produtos no mercado, prosseguiu o edil, reforçando que o conceito da marca Namorar Portugal encaixa na estratégia desenvolvida para a região do Rio Douro: “Estamos a valorizar o nosso território e a nossa cultura, transformando.os em âncoras para o desenvolvimento e para o crescimento”. Por outro lado, são complementares. Vila Nova de Gaia é um território urbano, o terceiro maior concelho do país, e Vila Verde um território com características mais rurais. Esta complementaridade é fundamental para o desenvolvimento turístico da região como um todo”.
“Um local tão bonito, um espaço magnífico”, foi assim que a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde descreveu o Cais de Gaia. Júlia Fernandes continuou sublinhando o crescimento exponencial de uma marca que conta já com “mais de cinco mil produtos no mercado, em várias áreas de negócio, todos com o denominador comum de se inspirarem se nos motivos dos Lenços de Namorados e transmitirem as mensagens de amor que tantos nos inspiram”. O Mês do Romance prossegue até ao próximo dia 03 de março com iniciativas diárias distribuídas um pouco por todo o país e com maior incidência no concelho de Vila Verde. Workshops, saraus, música, poesia, dança, desfiles de moda, atividades de natureza, apresentação de novos Produtos Namorar Portugal… “Tentámos criar um programa rico e diversificado para ir ao encontro de todos os gostos e faixas etárias”, rematou Júlia Fernandes.
Vila verde… onde o AMOR acontece!
Município de Vila Verde, 26.1.2019