Presidente da Câmara participa na entronização oficial dos 20 confrades fundadores da nova Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte
Atualizado em 13/01/2019O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, participou ontem, (12 de janeiro) na apresentação da Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte da Vila de Prado. Esta nova confraria, nasceu de um grupo de amigos com a finalidade de fazer a prova das tradicionais papas de sarrabulho e do vinho verde tinto, que são uma tradição das seculares feiras dos Vinte.
Naquela cerimónia o Presidente da Câmara referiu “A atratividade constrói-se igualmente com a criação de dinâmicas relevantes e impactantes a nível local, regional e nacional, afirmando o concelho como um território com grandes potencialidades turísticas, dinâmico e empreendedor, apetecível para famílias e empresários”.
O autarca expressou os “Parabéns ao grupo de amigos pela criação desta Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte e por manterem bem vivas as nossas tradições ancestrais.”
A entronização oficial dos 20 confrades fundadores da nova Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte, foi feita na Igreja da Vila de Prado, onde foi celebrada uma Eucaristia, a qual foi apadrinhada pela Confraria do Galo de Barcelos.
Os confrades e convidados começaram por se reunir na Capela de São Sebastião para um lanche convívio e posteriormente, seguiram em cortejo para a Igreja Paroquial, onde decorreu a cerimónia de entronização. Ainda naquela noite os confrades e convidados realizam um jantar convívio, onde foram provadas as papas “à moda dos Vinte”.
CONFRARIA
Esta nova confraria nasce de um grupo de amigos que tem como tradição juntar-se à mesa no dia 19 de Janeiro, a cada ano, para assim provar as tradicionais papas de sarrabulho e o vinho verde tinto.
TRAJE
O traje, inspirado nos comerciantes de gado de outros tempos, é composto por uma capa de fazenda castanha e na parte superior possui uma aba com contorno roxo, representativa da cor do vinho. Nota ainda para a presença de um medalhão em bronze com o logótipo da confraria e uma boina típica dos negociantes de gado. Por último, o traje é complementado por uma bordão de madeira com São Sebastião esculpido no topo.
Município de Vila Verde, 13.1.2019