“Antiga” freguesia de Vilarinho é destaque no “Lugar da História” da edição nº57 da Agenda Cultural de Vila Verde
Atualizado em 11/01/2019O Município de Vila Verde já lançou a edição nº57 da Agenda Cultural do concelho, relativa aos meses de janeiro, fevereiro e março.
Esta publicação dá especial destaque às várias atividades culturais, educativas, desportivas, musicais e recreativas, promovidas um pouco por todo o concelho.
Neste número, o “Lugar da História” é dedicado à “antiga” freguesia de Vilarinho, localizada a Norte da sede do concelho de Vila Verde. Ao longo de cerca de 22 páginas, poderá ficar a conhecer toda a história desta encantadora terra, cheia de curiosidades para contar.
Além desta temática, esta edição apresenta as principais atividades a decorrer no concelho de Vila Verde durante este e os próximos dois meses. Encontro de Cantares de Reis, Feira dos Vinte, Feveiro Mês do Romance, é apenas uma amostra do que irá encontrar nesta completa e informativa publicação.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Drº. António Vilela, fez a abertura da edição, onde referiu, uma vez mais, «a importância desta Agenda Cultural como meio de promover o concelho de Vila Verde e os seus eventos.»
«Começamos com o 13º Encontro de Cantares de Reis, que este ano reúne em Vila Verde, durante dois fins-de-semana, mais de 40 grupos e dá voz a uma das manifestações populares mais genuínas e características desta época na nossa Região, que se realiza também em muitas das nossas freguesias.», refere o autarca
Na perspetiva de António Vilela, «O Mês do Romance e o “Namorar Portugal”, aliado ao tema dos Lenços de Namorados, é um dos ícones maiores do nosso património cultural e espelha bem como a tradição também pode ser reinventada, dando origem a novos produtos e novas formas de expressão cultural que tocam diferentes dimensões.»
O edil termina referindo que «As atividades culturais propostas pelas associações e coletividades, juntas e uniões de freguesia, estabelecimentos de ensino ou, até mesmo, levadas a cabo por grupos informais, merecem o meu maior apreço e o apoio incondicional do Município.»
Por fim, esta agenda trimestral dá ênfase às iniciativas propostas pelas associações e coletividades que envolvem muitas crianças e jovens, seja no desporto, na cultura, na formação ou, simplesmente, no recreio e lazer e consolidam o enriquecimento individual e o desenvolvimento social do nosso Concelho.
Esta é uma publicação do Município de Vila Verde, cuja Direção é da responsabilidade da Vereadora da Educação, Cultural e Ação Social, Drª Júlia Rodrigues Fernandes, e a execução está ao cargo da Divisão de Educação e Promoção Social.
Município de Vila Verde, 11.1.2019
Clique na imagem para aceder ao conteúdo desta publicação