Alunos da EB2,3 de Prado frequentaram workshop Color Leds na Casa do Conhecimento
Atualizado em 13/12/2018O LabCEI da Casa do Conhecimento de Vila Verde levou a cabo mais um dos seus workshops, na tarde de 12 de dezembro, para alunos do 7º ano, da EB2,3 de Prado.
Color Leds, a denominação atribuída a este workshop procurou despertar a curiosidade e o conhecimento destes jovens, para alguns componentes tecnológicos e com eles produzir algo associado à quadra natalícia. O desafio foi o de elaborar um postal de natal recheado de eletrónica e posteriormente decorá-lo, de acordo com as preferências de cada um.
Terminologias como led, pilha, circuito, circuito aberto/fechado, interruptor, condutores, polo positivo e negativo, foram largamente explicadas e exploradas neste workshop.
A descoberta e evolução do led
Houve, ainda, tempo para saber um pouco sobre a descoberta e evolução do led (Light Emitting Diode), sigla inglesa utilizada para designar o Díodo Emissor de Luz. O led é utilizado para a emissão de luz em determinados locais ou instrumentos específicos, sendo especialmente utilizado em produtos de microeletrónica. É catalogado como semicondutor, pois emite luz quando recebe energia. A existência de leds vermelhos e verdes remonta a 1960, mas só em 1990 investigações realizadas por três cientistas japoneses – Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura – levaram à descoberta dos díodos de luz azul, que permitiram desenvolver iluminação de cor branca, resultante da combinação destas três cores. Esta descoberta constituiu um grande avanço tecnológico, na medida em possibilitou o aumento do fluxo luminoso por cada watt de energia aplicada. A descoberta do led azul foi reconhecida com a atribuição do Prémio Nobel da Física a estes três investigadores, a 7 de outubro de 2014.
A importância do Led como energia sustentável
Esta abordagem permitiu realçar a importância do Led como energia sustentável e os benefícios da sua utilização, nomeadamente: o seu baixo consumo energético reduzindo a necessidade de produção de energia elétrica e a diminuição dos custos ao consumidor; o não conterem nenhum elemento poluente ou contaminante, diminuindo a quantidade de lixo gerado; o não emitirem calor, diminuindo a necessidade de refrigerar os espaços. Em suma, o led apresenta um conjunto de características positivas impactantes na defesa e preservação do ambiente, sendo por isso relevante a consciencialização das suas vantagens.
Os workshops LabCEi, ainda que realizados em contextos não formais de aprendizagem, assumem-se como multifuncionais, no sentido em que proporcionam o acesso a múltiplas aprendizagens e ao desenvolvimento de várias capacidades cognitivas e emocionais. No caso específico do Color Leds, o aprender pela ação, ou seja, o DIY (Do it Yourself; faz tu mesmo) foi amplamente estimulado, proporcionando aprendizagens na área da eletrónica, desenvolvendo capacidades como a iniciativa, a confiança, a persistência, a par de uma sensibilização ecológica.
Pode classificar-se este workshop como um excelente momento de aprendizagem, partilha e confraternização que deixou no ar o autêntico espírito natalício com os belíssimos postais elaborados.
Município de Vila Verde, 12.12.2018