Casa do Conhecimento concretiza mais um workshop do Laboratório de Tecnologias Criativas, Educativas e Inclusivas
Atualizado em 26/11/2018Na Casa do conhecimento de Vila Verde, a tarde do passado dia 21 de novembro, foi de plena satisfação para os alunos do 5º ano da EB2,3 da Ribeira do Neiva. Durante este período de tempo, um grupo de 23 jovens, teve a oportunidade de dar asas à criatividade.
A criatividade é a libertação da imaginação, é inventar, é recombinar informações para dar origem a algo novo, é uma forma de encontrar soluções diferentes e originais em diversas áreas. A criatividade é uma capacidade do ser humano que deve ser estimulada com um vasto conjunto de aprendizagens e experiências, que podem ocorrer em contextos formais e informais de aprendizagem. Um ambiente estimulador potencia a capacidade criativa.
Workshop Criatividade Digital
O workshop Criatividade Digital apresentou-se como um meio de impulsionador da criatividade, uma vez que proporcionou um momento de aprendizagens e experiências. Constituiu, ainda, a forma de assinalar o Dia Mundial da Criatividade, comemorado a 17 de novembro e que visa enaltecer a importância da criatividade na vida humana.
Neste workshop a criatividade foi estimulada pelo uso da plasticina e de um conjunto de componentes de eletrónica. Neste sentido, a plasticina apresentou-se como um material não estruturado e com todo o potencial para incentivar a mente a criar e a eletrónica como uma nova aprendizagem, que ao ser agregada a um material plástico de domínio comum, permitiu recombinar aprendizagens.
Conceitos como, corrente elétrica, circuito elétrico, led, bateria/pilha, essenciais para o trabalho prático foram abordados de forma acessível e rapidamente apreendidos por todo o grupo.
Foram, além disto, explicadas algumas regras fundamentais para tornar cada “produção criativa” em plasticina, numa estrutura interativa.
Os nossos pequenos “artistas” construiram artefactos muito variados desde bonecos, animais, alimentos, faróis, carros, sendo todos eles interativos. Ainda houve tempo para experiências diversificadas, na procura e experimentação de materiais condutores e isolantes.
Comentários como: “Aprendi que há plasticina que deixa passar «eletricidade» e outra que não”; “Aprendi que com a plasticina conseguimos acender luzinhas (Leds), com uma pilha”; Eu achei que foi muito fixe e divertido”, foram deixados por este grupo, aliados a uma grande vontade de voltar!
Município de Vila Verde, 26.11.2018