COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO ARMISTÍCIO – Exposição “Vilaverdenses na 1ª grande guerra” patente ao público no Município de Vila Verde
Atualizado em 15/11/2018No passado domingo, 11 de novembro, assinalou-se o Centenário do Armistício. A paz foi assinada em 1918, às 4h30 da manhã desse mesmo dia , pondo um fim formal à Primeira Guerra Mundial.
O tratado conhecido por “Armistício de Compiègne” foi assinado entre os Aliados e a Alemanha, e deu assim por terminado o maior conflito armado que o mundo já tinha vivido na época.
No ano passado o Município de Vila Verde deu início a um conjunto de iniciativas para assinalar esta data e homenagear os combatentes vilaverdenses que estiveram no palco de guerra.
O livro “ Vilaverdenses na 1ª Grande Guerra (1914-1918)”, da autoria de Albino Penteado Neiva, inseriu-se no âmbito dessas comemorações e constitui, hoje, uma especial homenagem aos 396 vilaverdenses, oriundos de diversas freguesias do concelho, que partiram para o combate em Flandres, Moçambique e Angola.
Este ano, para assinalar os 100 anos do fim da Grande Guerra, está patente ao público, no Município de Vila Verde, a Exposição “Vilaverdenses na 1ª Grande Guerra”.
A simbólica homenagem é constituída por mais de uma dezena de painéis que retratam a história dos soldados vilaverdenses que combateram em nome do povo português, o seu ambiente social, económico e político da época, bem como as notícias da imprensa local.
Convidamos, assim, a população do concelho de Vila Verde a visitar a mostra, relembrando que a paz não deve ser tratada como um dado adquirido e que devemos, sempre, honrar aqueles que lutaram pelo fim de quatro longos e terríveis anos de guerra.
Importante relembrar que o concelho de Vila Verde dispõe de um monumento, na Praça da República, que perpetua o nome dos vilaverdenses mortos em combate.
A exposição pode ser visitada das 8h30 às 16h30, em dia uteis, no edifício do Município, até ao dia 30 de novembro.
Município de Vila Verde, 15.11.2018