ROTA DAS COLHEITAS – Matança da Seba, Rejoada, Sopa de Cavalo Cansado e Magusto regressam à Lage
Atualizado em 14/11/2018A Lage prepara-se para receber mais uma edição da ‘Matança da Seba; Rejoada, Sopa de Cavalo Cansado e Magusto’ durante o próximo fim de semana, 17 e 18 de novembro. Uma tradição que atrai anualmente largas dezenas de pessoas para viver momentos de grande entusiasmo e convívio. No primeiro dia, sábado, as atenções estão viradas para a famosa recriação agrícola, a matança da seba, que acontece no lugar da Goja, a partir das 17h. Já no domingo, como habitualmente, há rejoada para o almoço com mesa farta nas instalações da sede da Junta de Freguesia, às 13h. Durante a tarde, decorre o magusto típico. As famosas sopas de cavalo cansado também prometem fazer as delícias de lagenses e visitantes. A par do ano passado, as receitas da iniciativa revertem para uma causa social e, desta feita, o objetivo é a aquisição de um órgão para igreja paroquial. O evento é aberto a toda a população e a organização fica a cargo da Junta de Freguesia da Lage, com o apoio das organizações e associações locais.
Dois dias de muita tradição!
Inserida na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, a iniciativa pretende proporcionar dois dias de comunhão com o mundo rural, reforçando laços de amizade e dinamizando a freguesia. A matança da seba vai ter lugar no lugar da Goja, onde várias pessoas se juntam para levar a cabo uma atividade ancestral que cumpre todas as regras em vigor. O animal morre sem sofrimento, através de uma descarga elétrica, e a veterinária municipal está presente para garantir que se cumprem as condições higieno-sanitárias impostas por lei. Tudo o resto será realizado como manda a boa tradição do Minho. A palha a arder é utilizada para queimar o pelo e fazer a cora da pele. Posteriormente, é feito o desmanche do animal. Durante todo o evento, os participantes e espectadores presentes têm à disposição petiscos para confortar o estômago.
Um domingo em cheio!
No dia seguinte, 18 de novembro, a festa continua a bom ritmo. O espaço da sede da Junta de Freguesia está reservado para tempos de diversão com uma mesa repleta de sabores tradicionais, com uma saborosa rejoada preparada pelos voluntários locais. No decorrer da tarde, há também um magusto tradicional de forma animar o pessoal. A organização convida famílias, amigos e pessoas individuais a participar e a juntar-se à festa.
“Vive-se um autêntico ato de tradição”
Para o Presidente da Junta de Freguesia da Lage, o evento acontece essencialmente com o objetivo de valorizar a cultura tradicional, embora a recriação ancestral tenha sofrido alterações em função da evolução das normas legais. “Vive-se um autêntico ato de tradição. Com a colaboração de uma pessoa especializada na medicina veterinária, a matança da seba é feita com animal sem dor, tudo conforme as regras estipuladas”, afirma Carlos Pedro Castro. O autarca sublinha que a iniciativa gastronómica tem revelado um crescimento bastante positivo e que é fundamental fazer parte da Rota das Colheitas. “Tem corrido bem. De ano para ano, há um aumento gradual de participantes. Estar na Rota, aquela que é a maior festa de Vila Verde, possibilita sempre um maior impacto para o exterior”, refere o presidente da Junta de Freguesia da Lage.
A ‘Matança da Seba, Rejoada, Sopa de Cavalo Cansado e Magusto’ é mais uma iniciativa que pretende preservar e valorizar a genuína tradição minhota e que procura dinamizar e promover o território local e concelhio.
Município de Vila Verde, 14.11.2018