DIA DO CONCELHO – Câmara de Vila Verde requalifica Campo de Jogos dos Cedros, na freguesia de Lanhas
Atualizado em 24/10/2018Hoje, dia em que o concelho de Vila Verde comemora 163 anos da sua fundação, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Drº António Vilela, presidiu à cerimónia de lançamento da 1º Pedra da obra de requalificação do Campo de Jogos dos Cedros, na freguesia de Lanhas.
A simbólica sessão que contou, também, com a presença do Presidente do Grupo Cultural, Desportivo e Recretativo de Lanhas, Nuno Esteves, e do Presidente da Junta de Freguesia de Lanhas, Bruno Eiras, assinalou o arranque das obras de requalificação deste campo desportivo.
Depois da remodelação dos balneários, era necessária uma intervenção ao campo de futebol 11, com a devida colocação de um relvado sintético, a fim de melhorar as infraestruturas desportivas e atrair mais jovens ao clube.
A autarquia do Município de Vila Verde atendeu a esta antiga necessidade, com fundos próprios, numa empreitada adjudicada com um investimento total de cerca de 350 mil euros, que deverá ser concluída no início de 2019.
O Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, começou por agradecer a todas as direções e a todos os que se dedicam há vários anos ao clube, que «com condições difíceis, nunca o deixaram cair e o trouxeram onde está hoje».
Segundo o mesmo edil «esta é a obra da persistência, é a obra da enorme vontade da população e de Lanhas. Após a edificação de uns excelentes balneários, chegou o momento de dotarmos este Campo de Jogos com o arrelvamento sintético do seu piso, o que vai permitir a prática desportiva com maior qualidade».
O autarca finalizou afirmando que «Esta é também uma prenda para os 40 anos do GCDR de Lanhas, que se comemoram este ano. Prenda essa que vai marcar uma nova fase da história do clube e que marca, também, aquilo que é a intenção do Município de Vila Verde no investimento que fez e que está a fazer em infraestruturas desportivas».
Para o Presidente do GCDR de Lanhas, Nuno Esteves, «Este é o início de uma nova etapa. Até ao momento as condições que Lanhas tinha para a prática do desporto não eram, de facto, as melhores. Já tínhamos conseguido o balneário, o que é muito bom, mas agora com o sintético, Lanhas tem mais e melhores condições para ter aqui formação e mais capacidade de atrair jovens ao clube».
“Foi com muito trabalho que se conseguiu este grande objetivo, mas sem a ajuda do Município de Vila Verde não era possível suportar este enorme investimento. Esta obra é boa para todos, para a freguesia, para a zona do Vale do Homem, para o concelho de vila verde.», concluiu
Nas palavras que conduziu à assistência, para o Presidente da Junta de Freguesia de Lanhas, Bruno Eiras, «o clube tem-se mantido ao longo de 40 anos pela nossa familiaridade. São poucos os clubes do concelho que se conseguem manter tanto tempo em atividade».
«É do conhecimento geral que já saíram deste clube vários jovens com muito valor nacional e internacional. Não temos mais jovens a jogar aqui porque não reuníamos as condições necessárias para esse efeito. É exatamente por isso que estas obras estão a ser feitas, para podermos ter os nossos jovens a praticarem futebol nas nossas instalações», referiu o Presidente
Bruno Eiras ainda sublinhou «Temos de dar os parabéns ao Município de Vila Verde ter abraçado e ter avançado, neste momento, com este projeto, que era o nosso sonho antigo»
Esta cerimónia contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. Manuel Lopes, da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, do Vereador da Saúde e do Desporto, Dr. Patrício Araújo, de alguns Presidentes de Junta e de, naturalmente, vários convidados.
Animada pelo Rancho Folclórico do Vale do Homem e pelas crianças do Jardim de Infância de Lanhas, este evento marcou mais um passo em nome do desenvolvimento do concelho de Vila Verde, especialmente no que toca ao conforto e bem-estar daqueles que prezam, e bem, em praticar desporto.
Município de Vila Verde, 24.10.2018