ROTA DAS COLHEITAS – Sabores do Outono em Esqueiros. “Dias divertidos, em que compramos coisas e brincarmos todos juntos!”
Atualizado em 11/10/2018“Dias divertidos, em que compramos coisas e brincamos todos juntos! Eu já comprei um gorro e uma estátua. Estou feliz!”. Foi a afirmação da jovem aluna Sara Mota para descrever a iniciativa Sabores do Outono, em Esqueiros. Em estreia na programação turístico-cultural da Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, a atividade decorreu durante a passada quarta-feira e a manhã de hoje (10 e 11 de outubro), no Campo de Jogos de Infância de Esqueiros, com uma adesão significativa através da participação da comunidade escolar e da população local. Gastronomia, música popular, artesanato, concursos tradicionais, doces e produtos do campo preencheram o programa deste ano cheio de dinâmica, promovendo vários momentos de interação e convívio entre diversas gerações. A iniciativa foi organizada em conjunto pelo Jardim de Infância e EB Esqueiros, Encarregados de Educação e Junta de Freguesia de Esqueiros.
Carmo Silva, mãe da Sara Mota, é uma das pessoas que, desde sempre, acompanhou a atividade com grande prazer. Também vendedora de produtos agrícolas, a jovem mãe refere que se está perante uma excelente forma de transmitir as raízes da cultura minhota aos mais pequenos e promover laços de amizade: “Acho que é muito bom até para as crianças conhecerem as tradições da sua terra, é bom para unir todas as gerações desde as crianças que andam na escola, os pais, os avós, os vizinhos… toda a comunidade”. Carmo Silva garante ainda que esta edição implicou maior empenho. “Penso que este ano as coisas voltaram a correr muito bem, no entanto deu mais trabalho que o habitual. Como se alargou a festa com ‘comes e bebes’ pela noite fora e está integrada na Rota das Colheitas, parece-me que são motivos para que as pessoas se tivessem esmerado mais, pelo menos eu noto a nível de ornamentação”, refere.
Marta Silva: “Está a correr lindamente”
Marta Silva foi também uma das vendedoras de produtos agrícolas presentes durante o evento. Com um forte espírito de entreajuda, Marta comenta com grande otimismo a evolução do evento: “Está a correr lindamente, como o costume, com muita afluência. Os produtos são todos oferecidos pelos pais e pelas pessoas da freguesia, tudo caseirinho”. A par com Carla Silva, Marta admite que é uma altura fomenta a união entre as pessoas, pois “hoje em dia, é difícil estarmos todos juntos”.
Com um ar muito satisfeito, o presidente do Município de Vila Verde começa, desde logo, a fazer críticas positivas à ação lúdico-pedagógica em Esqueiros. “É uma iniciativa muito interessante e deve fazer parte do processo de aprendizagem das crianças. É um apelo às suas origens e às suas tradições. Sendo até os mais pequenos os promotores dessa tradição”, afirma António Vilela. Além de considerar a atitude uma forma excecional de transmissão de valores tradicionais e culturais, o edil vê também a iniciativa como fundamental no processo educativo. “É importante que a educação esteja aberta ao exterior, onde o encontro de gerações é fundamental na fase de crescimento e formação das nossas crianças. Temos aqui avós, pais e população local preocupadas com isso. É realmente gratificante isso acontecer!”, conclui António Vilela.
Crianças felizes enchem ‘Sabores do Outono’
Durante dois dias, o outono foi celebrado com grande entusiasmo e energia pela comunidade escolar e não só. Crianças, pais, avós, professores e habitantes locais, entre outras pessoas, reuniram-se e mostraram a força das tradições minhotas através das várias iniciativas gastronómicas e da animação musical popular. No primeiro dia, quarta feira, o evento cultural começou com a entrada dos protagonistas da festa. As crianças do Jardim de Infância e da Escola Básica fizeram a abertura da atividade a cantar e dançar uma música alusiva à estação do ano vigente. Um momento em que os mais pequenos não escondiam a sua felicidade e o público mostrou o afeto com fortes aplausos. Logo a seguir, trajados a rigor, surgiram os elementos do Grupo Folclórico da APPACDM de Vila Verde e o Grupo de Cavaquinhos da Rusga de Godinhaços para dois espetáculos de música popular portuguesa.
Posto isso, a feirinha tradicional estava oficialmente aberta a toda a população. ‘Os verdadeiros sabores do outono’ foi o nome da mostra que apresentou os mais diversos produtos, dos agrícolas aos artesanais, passando também pela doçaria e vestuário. Expostos na rede do campo de jogos, os sessenta ‘Aventais de Outono’, decorados pelos pais e respetivos filhos, foram a concurso. O prémio para o vencedor foi simbólico com produtos gastronómicos típicos da região. Pela mesma hora, chegou também a atividade artística ‘O Cantinho do Artesão’ que permitiu aos talentosos artistas locais exporem e venderem os seus trabalhos.
Música, gastronomia, artesanato e muita alegria!
Mais para o final do dia, o Grupo Folclórico da União de Tradições, da UF de Travassós, Esqueiros e Nevogilde subiu ao palco para o espírito de alegria e boa disposição continuar em força. Posteriormente, foram várias as pessoas que não perderam a oportunidade de saborear as diversas iguarias. A preços convidativos, a festa incluía caldo verde e à lavrador, sardinhas assadas, bifanas, fêveras, entre outras delícias gastronómicas. Depois de confortar o estômago foi hora de assistir à desfolhada à boa moda do Minho. E não foi uma demonstração vulgar, uma vez que foi acompanhada com o concurso ‘Quem enche mais rápido o cesto de espigas?’. Uma atividade que suscitou grande entusiasmo por parte dos participantes e da plateia. O fim do primeiro dia fechou com a entrega do prémio ao vencedor da desfolhada com uma lembrança simbólica com produtos gastronómicos.
Hoje, 11 de outubro, a feirinha continuou a dar cartas com a exposição e venda de produtos agrícolas, gastronómicos e artesanais. A manhã, à semelhança do dia anterior, granjeou forte adesão. O fecho das atividades deu-se com o concurso ‘O melhor avental de Outono’ e a respetiva entrega de prémios. Contudo, a festa só terminou com o registo fotográfico com a presença dos intervenientes da iniciativa. Uma maneira de eternizar o momento e, assim, um dia mais tarde recordar as boas memórias. Sabores do Outono é um evento que já decorre há alguns anos e que, este ano, contou com organização dos alunos, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação do Jardim de Infância e EB de Esqueiros, Junta da União de Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós e com a colaboração do Município de Vila Verde.
Município de Vila Verde, 11.10.2018