Fórum Comunidades Empresariais Portuguesas no Mundo
Atualizado em 14/09/2018«Vila Verde tem dado, desde junho, um atendimento personalizado às empresas e aos empresários, para que estes possam perceber quais os mecanismos que funcionarão melhor nos seus negócios».
Decorreu, durante a tarde de hoje, no Salão Nobre do Município de Vila Verde, o Fórum Comunidades Empresariais Portuguesas no Mundo, organizado pela Associação Comercial de Braga, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado e a Câmara Municipal de Vila Verde.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela deu as boas-vindas aos oradores e à audiência, aproveitando para referir que «Vila Verde tem dado, desde junho, um atendimento personalizado às empresas e aos empresários, para que estes possam perceber quais os mecanismos que funcionarão melhor nos seus negócios».
O Fórum foi iniciado por João Sardo, que focou a sua intervenção na questão da internacionalização, indicando as suas principais vantagens, desvantagens e dificuldades.
Luís Reis, da empresa AICEP, explicou quais os apoios que são necessários, neste momento, à internacionalização das PME (Pequenas e médias empresas).
A última intervenção foi realizada pelo Eurodeputado José Manuel Fernandes.
«Portugal tem de aproveitar os recursos que lhe foram atribuídos», afirmou o engenheiro.
O deputado focou a sua apresentação nas prioridades da Europa para 2021-2027 e abordou a questão do «novo» Portugal 2030.
Este Fórum teve como objectivo fomentar o debate e a reflexão sobre o papel da rede diplomática e consular das câmaras de comércio e das diversas comunidades de portugueses no estrangeiro, no processo de internacionalização da economia portuguesa, assim como sensibilizar as micro e pequenas empresas para as oportunidades e desafios que as Comunidades Portuguesas no mundo representam para o seu processo de expansão.
Município de Vila Verde, 14.9.2018