SANTO ANTÓNIO – Cortejo da Tradição E 59º Festival Folclórico Luso-Espanhol marcam o 2º dia das festas
Atualizado em 10/06/2018O 2º dia de Festas de Santo António de Vila Verde começou bem cedo com a Alvorada Festiva do grupo Zés Pereiras, uma autêntica tradição minhota. Ao mesmo tempo, decorreu a “Caominhada”, organizada pela Associação de Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde, que contou com a presença do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vila Verde, Drº Patrício Araújo. Esta atividade reúne sempre muitos amantes e defensores dos animais e visa promover a adoção de cães e gatos do canil.
De tarde, as atividades antoninas começaram com a 10ª edição do Rally Paper, organizado pela Bullire, Associação Cultural de Vila Verde. A prova contou com a participação de quinze equipas que, ao longo do percurso por várias freguesias do Concelho, tiveram de mostrar os seus conhecimentos de cultura geral e a sua capacidade de desvendar enigmas. Já há vários anos que alguns participantes repetem esta atividade e afirmam ser uma verdadeira animação e um convívio muito grande.
Hoje à tarde, num churrasco organizado pela Associação, serão revelados os vencedores da prova, sendo que o 1º prémio irá receber um cabaz cheio de produtos regionais.
Cortejo da Tradição e Desfile de Carros Alegóricos
O Cortejo da Tradição e Desfile de Carros Alegóricos é sempre um dos momentos altos da programação das Festas de Santo António e, este ano, não foi exeção.
Nesta edição, saíram à rua cerca de 40 carros decorados a rigor, tendo-se traduzido, assim, no maior número de sempre de participantes. O desfile mostrou, mais uma vez, um enorme empenho, dedicação e originalidade por parte de todas as pessoas envolvidas no projeto.
A animação no centro do concelho foi constante, onde não faltaram as tradicionais concertinas, as típicas danças e até comida e bebida para as centenas de espetadores.
Esta iniciativa contou com a participação das Juntas de Freguesia, Associações e IPSS’s do Concelho e visa promover a etnografia local, o património cultural e gastronómico de cada freguesia, revelando o ex-líbris de cada uma.
O Cortejo contou com a presença da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes e do Presidente da Câmara de Vila Verde, Drº António Vilela, que aproveitou para realçar o enorme valor desta atividade. «Efectivamente, esta é uma demonstração de força das nossas raízes e daquilo que cada freguesia e instituição tem de melhor. É uma iniciativa louvável, que nos remete para as nossas tradições», referiu.
Apesar da chuva não ter dado tréguas durante todo o percurso, os participantes e a população mostraram uma energia e alegria incrível e retrataram de forma exímia os usos, costumes e raízes de Vila Verde, prestando um impressionante culto ao concelho.
Também durante a tarde, no Estádio do Reguengo, realizou-se a habitual Corrida de Cavalos em Passo Travado. A prova contou com mais de meia centena de participantes e centenas de fãs, numa atividade que é já um ícone das Festas de Santo António.
59º Festival Folclórico Luso-Espanhol
Já na programação noturna, o Rancho Típico Infantil de Vila Verde abriu o 59º Festival Folclórico Luso-Espanhol, organizado pelo Grupo Folclórico de Vila Verde.
A chuva, infelizmente, não ajudou, mas ainda assim, houve várias pessoas que se juntaram ao palco para assistirem a este belo momento marcado pela etnografia, música, raízes culturais e muita animação.
Nesta edição atuou o Rancho Típico Infantil de Vila Verde, o Grupo Etnográfico “Rusga de Joane”, o Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, o Grupo Folclórico de Coimbra, o Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros, a Asociacion Folclórica “Estirpe de Aragonia”, o Grupo de Danses El Forcat Castelló e o Grupo Folclórico de Vila Verde.
Este evento permite aos vilaverdenses darem a conhecer, além-fronteiras, um pouco do seu património cultural.
A festa continuou no After Party com a mesma adesão e sucesso de sempre. A tenda do Espaço-Jovem encheu-se, uma vez mais, de centenas de vilaverdenses e não só, para desfrutarem de um final de noite divertido e descontraído ao som de vários DJ’s.
Município deVila Verde, 10.6.2018
ALBÚNS FOTOGRÁFICOS
CORTEJO DA TRADIÇÃO DAS FREGUESIAS
CORRIDA DE CAVALOS PASSO TRAVADO