Câmara Municipal de Vila Verde inicia execução da rede de saneamento de Barbudo
Atualizado em 07/05/2018A Câmara Municipal de Vila Verde já arrancou com as obras de execução da empreitada da rede de saneamento da freguesia de Barbudo.
O investimento total de 568.551,36€ (com o IVA incluído) e comparticipado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – em 85% representa mais um relevante impulso no processo de significativo alargamento deste serviço de basilar importância a um elevado número de habitações concelhias.
Uma das grandes prioridades de desenvolvimento apontada pelo Executivo social-democrata para o atual mandato à frente dos destinos do concelho de Vila Verde está centrada no objetivo de fazer chegar a um número crescente de Vilaverdenses um conjunto de infraestruturas e equipamentos que vão ter um impacto muito positivo na qualidade de vida das pessoas.
O tratamento de águas residuais, com elevados níveis de eficiência, é um desses setores cruciais para que o território concelhio seja ainda mais atrativo, oferecendo condições de salubridade essenciais para o bem-estar de todos, ao mesmo tempo que representa uma forte aposta na preservação do equilíbrio ambiental.
O investimento global superior a sete milhões de euros, na rede de saneamento básico, vai permitir que a taxa de cobertura cresça de forma muito relevante, fazendo chegar este serviço a cerca de 75% dos lares Vilaverdenses.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, releva que, “apesar das dificuldades colocadas pela irregularidade do relevo e pela dispersão habitacional, as obras seguem já em bom ritmo e o Município de Vila Verde está a colher os frutos do rigoroso trabalho de planeamento realizado e do esforço feito pelos seus serviços na elaboração de candidaturas que foram aprovadas e que viabilizam agora a realização de investimentos sem precedentes no alargamento da rede de saneamento básico à grande maioria das residências do concelho.”
O mesmo Edil sublinha que, “depois desta fase em que estamos a colocar as infraestruturas de saneamento, seguir-se-á o momento de apostar, de forma consistente e programada, na requalificação e repavimentação de vias de comunicação igualmente fundamentais para que o concelho continue a desenvolver-se sustentadamente e seja ainda mais competitivo, atraindo novos residentes e empreendedores.”
O Dr. António Vilela aponta ainda “os ganhos que resultarão deste esforço em matéria de sustentabilidade”, considerando que, “além das pessoas, também o ambiente agradece este investimento que estamos a fazer na generalização do acesso ao saneamento básico.”
Município de Vila Verde, 7.5.2018