TURISMO – As Rotas Culturais Audioguiadas são mais um passo na evolução do turismo de Vila Verde!
Atualizado em 18/04/2018“Caminho dos Lenços de Namorados” e “Caminho das Origens”
A partir de hoje os turistas interessados em visitar o Concelho de Vila Verde, vão poder fazê-lo de uma forma mais dinâmica e atrativa.
Foram, esta manhã, apresentadas na Loja Interativa de Turismo, duas Rotas Temáticas Audioguiadas, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: o “Caminho das Origens”, que se trata de um percurso automóvel de 110km por todo o Concelho e o “Caminho dos Lenços dos Namorados”, um percurso pedonal de 3km pelo Centro de Vila Verde.
Este projeto aliado à evolução da tecnologia, permite que os visitantes conheçam os pontos turísticos do nosso concelho, através de uma aplicação no telemóvel, disponível em português e em inglês, que faz o enquadramento histórico-cultural e/ou natural-paisagístico das atrações turísticas, a partir de indicações sonoras muito precisas das ruas e dos locais mais emblemáticos do Concelho e, sempre que faça sentido, com declarações dos habitantes locais.
Os vinte equipamentos estão disponíveis, de forma gratuita (mediante uma caução de 100 euros), na Loja Interativa do Turismo de Vila Verde, mas as rotas estão, também, acessíveis ao utilizador, através de QR Codes que permitem descarregar a aplicação para o seu smartphone.
A Câmara Municipal de Vila Verde irá, ainda, estabelecer um protocolo com agentes privados do sector turístico – hoteleiros, empresários da restauração, entre outros – a fim de permitir a devolução dos telemóveis nesses mesmos estabelecimentos, permitindo assim ao turista a entrega durante, praticamente, 24 horas.
A sessão de apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr.António Vilela, da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dr.ª Júlia Fernandes e do responsável pela Promoção Turística, Dr. Manuel Brito, que consideram este projeto uma forma de promover o Concelho e as suas potencialidades.
Segundo a Drª Júlia Fernandes, “”Deste modo, estamos a garantir um maior valor acrescentado ao nosso território, aos turistas, aos visitantes, mas também aos locais e àqueles que procuram Vila Verde, aumentando a sua satisfação na experiência turística”.
O Dr.António Vilela refere que “Dentro de pouco tempo vamos poder realizar este percurso de bicicleta. Irá existir um ponto de ancoragem junto ao Posto de Turismo, outro perto da Escola Secundária de Vila Verde e em vários outros pontos do Concelho”.
Estiveram, ainda, presentes os alunos da turma do 11º ano do curso de Turismo da Escola Secundária de Vila Verde e vários vilaverdenses que quiseram participar na iniciativa.
No final todos fizeram, primeira vez, a Rota Pedonal do Caminho dos Lenços dos Namorados, um percurso de 3km que dá a conhecer a história e as estórias do centro de Vila Verde, assim como a sua cultura, as suas artes mais modernas e a sua vivência.
Este projeto representa a consagração de uma leitura integrada do território, que engloba um vastíssimo leque de recursos turísticos do concelho de Vila Verde, entre os quais se destacam atrações culturais e atrações naturais. Este é, por excelência, um projeto que aglutina os inúmeros recursos do território, de acordo com uma linguagem uniforme e coerente, que facilita a legibilidade do enquadramento histórico-cultural e/ou natural-paisagístico das atrações turísticas.
Com efeito, este projeto constitui um passo decisivo para uma leitura integrada do território, através da aplicação de modelos padronizados em todo o município na interpretação dos recursos. Significa isto que, do ponto de vista do utilizador (leia-se, do turista, visitantes e população local), a compreensão dos elementos visitados torna-se percetível e facilitada/apoiada.
Em suma, o presente projeto de investimento simboliza o verdadeiro “elo de ligação” de todos os recursos turísticos do concelho de Vila Verde: dá consistência e organização turística ao território; potencia a visita a locais mais desconhecidos do território; contribui para a organização/efetivação de itinerários temáticos.