EXPOSIÇÃO “Vila Verde para além do verde” – Associa biodiversidade e natureza com conhecimento e tecnologia
Atualizado em 06/03/2018Realizou-se hoje, 6 de março, na Casa do Conhecimento de Vila Verde a inauguração da Exposição de Fotografia intitulada “Vila Verde Para Além do Verde”. A mostra é composta por várias fotos que retratam a Natureza e Vida Selvagem do Concelho de Vila Verde, e associa biodiversidade e natureza com conhecimento e tecnologia.
A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Júlia Fernandes, e do Vereador do Ambiente, Patrício Araújo, do Município de Vila Verde, do diretor da Casa do Conhecimento, José Ismael Graça, da responsável pelo projecto STOL, Alexandra Nobre, Professora de Ciências da Universidade do Minho, e dado o interesse o ato contou também com a presença de alunos de duas turmas da Escola Profissional Amar Terra Verde, acompanhadas de dois professores, dos cursos de Técnico em áudio visuais e do curso Técnico em multimédia.
Segundo os autores esta mostra tem como propósito dar a conhecer o ambiente natural do município de Vila Verde, com enfoque na sua fauna e flora, alertar para a importância de práticas de proteção e conservação da natureza e sensibilizar para o respeito pelo mundo que nos rodeia.
Refira-se que a Casa do Conhecimento de Vila Verde em colaboração com o grupo STOL – Science Trough Our Lives fomentaram esta iniciativa com fotografias originais de diversos autores e texto inédito inspirado em cada uma das imagens, numa perfeita simbiose entre o analógico e o digital. O digital tem aqui um papel fulcral. Por um lado, permite tornar tangíveis instantâneos imagéticos naturais e, por outro, potencia a expressão artística dos autores.
A exposição é composta por 63 fotografias apresentadas em dois formatos diferenciados. Um mais convencional, onde estão expostas 20 fotografias e outro mais tecnológico, com uma apresentação multimédia de 43 fotografias.
O trabalho colaborativo desenvolvido pela Casa do Conhecimento e pelo STOL, culminou numa apaixonante exposição sobre o património natural de Vila Verde, retratada de forma particular por sete amantes da fotografia – Adelino Pinheiro da Silva, Alexandra Fernandes, André Filipe Campos, Lúcia Pereira, João Louro, Maria João Pereira e Pedro Alves. Da equipa mentora da exposição fazem ainda parte Alexandra Nobre, José Ismael Graça, Lurdes Maia e Paula Vilas Boas.
Vila Verde para além do verde é uma iniciativa que se insere, também, no programa Março mês do Ambiente, promovido pelo município de Vila Verde e a da data da sua inauguração pretende fazer referência ao Dia Mundial da Vida Selvagem, assinalado pela Organização das Nações Unidas, a 3 de março. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, refere que “No dia Mundial da Vida Selvagem, concentramo-nos no importante papel que os animais e plantas selvagens do planeta desempenham nas nossas culturas e na sustentabilidade das nossas sociedades.”
Na opinião da Vereadora Júlia Fernandes esta é uma exposição que retrata o belíssimo património natural de Vila Verde e um apelo à necessidade de o manter. “Esta exposição é também um pedido de ajuda, no sentido de termos voz ativa na defesa do ambiente. A necessidade de estar alerta e de o defender, é fundamental.”
Vila Verde para além do verde estará em exposição na Casa do Conhecimento de Vila Verde nos próximos tempos e será parte integrante do seu modelo de visitas. A exposição está patente ao público a partir de hoje, 6 de Março, até 31 de Maio, de Segunda a Sexta-Feira, entre as 9h00 e as 12h00 e das 14h30 às 16h00.