Centro Social e Paroquial de Cervães acolhe apresentação de livro “Olhares sobre a pobreza”
Atualizado em 18/10/2017No âmbito da celebração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social, que se assinalou ontem, 17 de outubro, a Rede Social do Concelho de Vila Verde promoveu, no Centro Social e Paroquial de Cervães, o Lançamento do Livro “Olhares Sobre a Pobreza”.
A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dr.ª Júlia Fernandes, presidiu à sessão e apelou a que cada um dos vilaverdenses ajude a combater a pobreza, estando atento para sinalizar os casos mais problemáticos. Incentivou aos presentes no evento para serem solidários na partilha, mas também para ajudarem a denunciarem situações de pobreza e exclusão, referindo “vamos todos trabalhar para que o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e Exclusão Social não faça sentido.”
Nesta iniciativa participaram alunos/as da Escola Secundária de Vila Verde que encenaram uma peça de Altino Tojal e Florbela Espanca.
O livro “Olhares Sobre a Pobreza”vai percorrer durante um ano todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Vila Verde, no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social, com o objetivo de ser preenchido por cada uma das valências das diferentes instituições com olhares sobre a pobreza. Regressando no próximo ano já completa para ser apresentado no dia 17 de outubro de 2018.
Em paralelo a esta iniciativa, nas diferentes escolas do concelho, foi realizada a iniciativa “Amor em Movimento”, que consistiu na angariação de material escolar, produtos de higiene e alimentos, que serão posteriormente entregues a várias famílias carenciadas.
Estas iniciativas tiveram o envolvimento do Centro Social e Paroquial de Cervães, do Centro Paroquial e Social de Moure, do CLDS-3G Vila Verde, da Câmara Municipal, da Rede Social e da Loja Social.