Já disponível a nova Edição da AGENDA CULTURAL de Vila Verde
Atualizado em 15/10/2017“Em Vila Verde, celebramos as Colheitas, com um conjunto de iniciativas integradas onde se valoriza a cultura, sustentada pelas tradições”
O Município de Vila Verde já lançou a edição nº 49 da Agenda Cultural de Vila Verde . Esta é uma publicação que dá especial destaque às várias atividades culturais, educativas, desportivas, musicais e recreativas promovidas um pouco por todo o concelho.
Nesta edição, a rubrica “O Lugar da História”, dá especial destaque à “antiga” freguesia de Mós que dista da sede concelhia 5,4 km. É delimitada a Norte e Este por Pico de Regalados, a Sul por Gême, a Oeste por Gondiães, e (ainda) a Norte por Pedregais e Godinhaços. Desde 2013, no âmbito da reorganização administrativa do território das freguesias, conjuntamente com as extintas freguesias de Pico de Regalados e Gondiães, passa a integrar a União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós.
Como é habitual, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, faz a abertura desta edição, onde refere a importância desta Agenda Cultural como meio de promover o concelho de Vila Verde e os seus eventos.
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela:
“Em plena época de Colheitas, um momento de grande importância para o Concelho de Vila Verde, apresentamos um novo número da Agenda Cultural de Vila Verde, onde figuram as principais iniciativas culturais para o último trimestre do ano.
Em Vila Verde, celebramos as Colheitas, com um conjunto de iniciativas integradas onde se valoriza a cultura, sustentada pelas tradições e pelo saber acumulado de várias gerações e onde se promove a vertente económica de dois setores cada vez mais preponderantes no desenvolvimento de um território: a agricultura e o turismo.
A Feira Mostra dos Produtos Regionais de Vila Verde e os eventos que integram a Rota das Colheitas por mais de quatro meses, constituem manifestações sublimes da nossa cultura, assente nas tradições, na etnografia e no conhecimento e são a montra dos produtos típicos de excelência que temos para oferecer e da qualidade dos serviços existentes na área do turismo.
Quero, por isso, felicitar e agradecer a todas as entidades, desde coletividades, juntas de freguesia, comunidades paroquiais e grupos de cidadãos, que tornam possível essas iniciativas e se associam a nós no sentido de promover o Concelho junto dos milhares de pessoas que nos visitam.
A 24 de outubro comemora-se o Dia do Concelho, com uma Sessão Solene que assinala 162 anos de afirmação e de desenvolvimento do poder local em Vila Verde. A Evocação do Centenário da I Grande Guerra constitui outro momento simbólico de reposição da História que pretende homenagear todos os militares vilaverdenses falecidos em combate.
As celebrações em novembro, do S. Martinho, padroeiro de muitas das nossas freguesias e os festejos da quadra natalícia em dezembro, são também momentos singulares de partilha, de solidariedade e de fé que nos carateriza como povo e nos marca como comunidade.
O nosso programa cultural continua ainda com muitas outras iniciativas que passam pela realização de exposições, espetáculos, eventos desportivos e atividades artísticas e literárias, em articulação com as escolas e coletividades.
Na Biblioteca Municipal, os mais novos podem também contar com programas especiais de animação, como cinema, sessões de contos e literatura infantil, onde se destacam encontros com autores.
Porque estas atividades são para si, não deixe de marcar presença e de apresentar as suas sugestões para que as possamos melhorar cada vez mais.
Um abraço amigo.
O Presidente da Câmara Municipal
António Vilela”
Clique na imegem para aceder ao conteúdodesta publicação