Câmara Municipal de Vila Verde recebeu alunos polacos e portugueses do programa Erasmus + “Juventude em Acção”
Atualizado em 07/09/2017A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social Câmara Municipal de Vila Verde, Drª Júlia Fernandes, acompanhada pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Dr. Armando Machado, recebeu hoje, 7 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do concelho, um grupo de 24 alunos polacos e portugueses, 12 alunos polacos e 12 alunos portugueses e quatro professores, dois de cada um dos respetivos países. Estes jovens estão integrados num programa Erasmus + “Juventude em Acção” do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, um programa europeu que pretende estimular o empreendedorismo partindo da identidade cultural de cada região envolvida.
Os alunos estão alojados no Parque de Campismo de Aboim da Nóbrega e pretendem descobrir as potencialidades culturais e turísticas do território vilaverdenses. Para concretização deste projeto os jovens irão realizar visitas à Casa do Conhecimento, à Aliança Artesanal e ao Museu do Linho, irão percorrer o Caminho de Santiago, percorrer os trilhos em Aboim, irão participar em workshops de fotografia e canoagem e irão partilhar experiências dos dois países.
Na Câmara Municipal, a vereadora Júlia Fernandes deu a conhecer aos alunos as potencialidades culturais tradicionais e económicas do Concelho e todo o processo que envolveu a criação da marca Namorar Portugal, um dos melhores exemplos da junção do empreendedorismo e da criatividade com a tradição, neste casos os Lenços dos Namorados.
No final da visita houve trocas de lembranças entre Vila Verde e os responsáveis polacos, tendo Júlia Fernandes recebido um livro sobre aquele país, chocolates e vinho típicos e ainda uma bandeira, em troca, a vereadora ofereceu uma réplica dos Lenços do Namorar Portugal, uma malga com os motivos tradicionais das mensagens de amor e a brochura sobre os Caminhos de Santiago em Vila Verde.