ZONA DE LAZER DA PONTE NOVA, LOUREIRA – Um espaço que eleva a atratividade do território e alavancam a atividade turística
Atualizado em 24/06/2017A Câmara Municipal de Vila Verde e a Junta de Freguesia da Loureira inauguraram hoje, 24 de junho, as obras de requalificação da Zona de Lazer da Ponte Nova, na Loureira. A sessão foi abrilhantada com uma espetacular demonstração de Trial Bike, promovida pelos atletas Daniel Sousa e Luís Araújo, campeões nacionais do Trial Portugal.
A cerimónia, foi presidida pelos presidentes da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias, resultou de uma parceria entre estas duas autarquias centrada no firme propósito de conferir àquele espaço de lazer a dignidade, as condições de conforto e a funcionalidade que lhe são devidas.
De facto, depois das obras efetuadas com o objetivo de revitalizar e modernizar a zona de lazer da Ponte Nova, este amplo e bastante concorrido espaço de veraneio passou a contar com infraestruturas e equipamentos que favorecem uma cómoda e funcional fruição da praia fluvial.
Estas obras de requalificação decorreram em várias fases que contemplaram a remodelação dos terrenos e reordenamento da zona arborizada, marcada pela introdução novas espécies de árvores, e tiveram lugar trabalhos de ajardinamento de todos os terrenos.
Nesta profunda intervenção houve ainda lugar para a construção de uma varanda de contemplação sobre pequena cascata de água derivada do canal de rega e realizaram-se pavimentações em diversos acessos.
Foram igualmente construídos parques de estacionamento, criaram-se novos passeios e refizeram-se os circuitos pedonais nas áreas ajardinadas.
O projeto de requalificação desta zona de lazer e veraneio envolveu ainda a introdução do sistema de rega automática, a reabilitação do sistema de iluminação pública, a colocação de guardas de proteção, junto do canal de rega no topo do espaço, assim como na varanda de contemplação.
Uma palavra ainda para a melhoria da acessibilidade ao rio Homem, nas obras de reabilitação integrada desta zona balnear que contou com um investimento global superior a 200 mil euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, salienta que “o concelho de Vila Verde dispõe de condições naturais ímpares que estão a ser potenciadas e devidamente valorizadas com a realização de intervenções que aportam aprazibilidade aos vários espaços de lazer e às praias fluviais, ao mesmo tempo que elevam a atratividade do território e alavancam a atividade turística.”
O mesmo edil revela que “a Câmara Municipal de Vila Verde e as Juntas de Freguesias, fruto de uma constante e persistente trabalho de articulação e de forte cooperação, estão empenhadas em continuar a oferecer aos Vilaverdenses excelentes condições de veraneio e em tornar o território concelhio ainda mais atrativo para visitantes e turistas que apreciam um turismo cultural e de natureza que encontra, em Vila Verde potencialidades excecionais.”