AGRICULTURA – Município realiza largadas de insetos parasitas para eliminar a vespa das galhas do castanheiro “torymus sinensis”, 5 de maio
Atualizado em 04/05/2017A Câmara Municipal de Vila Verde vai implementar uma luta biológica de combate à vespa das galhas do castanheiro através da concretização de um plano de largadas de insetos capazes de eliminar esta praga.
Esta sexta-feira, dia 5 de maio, pelas 14h00, terá lugar a primeira largada, na freguesia de Coucieiro, mas seguir-se-á um conjunto de outras iniciativas desta natureza, em diferentes pontos do concelho, com o objetivo de combater a praga que está a afetar fortemente uma atividade com considerável importância para a economia local.
Esta luta biológica consiste na largada dos parasitóides “torymus sinensis”, insetos que se alimentam das larvas que se encontram nas árvores e que, assim, contribuem para o extermínio da vespa.
Devido à importância que a produção de castanha alcançou na economia das zonas rurais concelhias e tendo em conta que o castanheiro tem um papel de relevo na conservação dos sistemas agroflorestais, a Câmara Municipal de Vila Verde aderiu ao BioVespa e pretende gerar uma forte mobilização de todos os interessados na luta biológica contra uma praga que, previsivelmente, nos próximos anos, se não for eficazmente travada, pode eliminar uma elevada percentagem de produção de castanha.
Esta iniciativa, que se revestirá também de um relevante caráter informativo, conta com a presença de Técnicos da Comissão Técnica para o Plano Nacional de Luta Contra a Vespa das Galhas do Castanheiro, que prestarão explicações e esclarecimentos fundamentais para uma melhor compreensão do modus operandi e acerca da eficácia deste processo.
Dada a sua elevada taxa de reprodução e a sua grande capacidade de dispersão natural, rapidamente afetando as zonas vizinhas, esta praga revela-se muito perigosa em virtude dos danos causados na cultura, podendo atingir reduções de produção de castanha na ordem dos 80% se não existir uma mobilização geral no sentido da sua erradicação em tempo útil.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, enfatiza “é fundamental e de extrema importância, o envolvimento das Juntas de Freguesia e dos agricultores locais nesta aposta determinada que vai ser feita no combate a uma praga que está a ter efeitos devastadores no sector agrícola, nomeadamente na produção de castanha”.
O Dr. António Vilela esclarece que “este método, já utilizado com sucesso em outros países do sul da Europa, como Espanha e Itália, é o que patenteia maiores níveis de eficácia no combate à vespa das galhas do castanheiro e o investimento que o Município de Vila Verde vai realizar enquadra-se num plano articulado de apoio à atividade agrícola, particularmente aos proprietários de soutos e ao número crescente de famílias Vilaverdenses que têm na produção de castanha uma importante fonte de subsistência.”
Na perspetiva do mesmo Edil, “este setor produtivo alcançou já uma expressão significativa nas zonas em que se consolida uma economia de base rural e a Câmara Municipal está totalmente empenhada em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que as pessoas que tanto trabalharam e tantos sacrifícios fizeram não se vejam agora privadas de uma legítima fonte rendimento.”
O Dr. António Vilela aduz, ”lanço o repto aos agricultores e aos seus representantes, para se associassem a esta primeira largada em Coucieiro que se destina a elucidar e despertar todos os interessados para a importância de unirmos esforços no sentido da implementação de um processo que deverá traduzir-se num combate sem tréguas a uma praga que ameaça o equilíbrio de alguns ecossistemas e põe seriamente em risco atividades de relevante importância económica.”