Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica entra a funcionamento a partir de hoje
Atualizado em 13/02/2017O recente criado Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica já está a funcionar no Município de Vila Verde, às segundas e às sextas–feiras, das 10h00 às 16h00, e no Espaço cidadão Loja do Munícipe na Vila de Prado, às terças–feira, das 10h00 às 16h00.
Recorde-se que no dia 6 de fevereiro, realizou-se na Câmara Municipal de Vila Verde, uma reunião com vários representantes de entidades locais, com o intuito de apresentar o projeto CHEGA à comunidade e onde foi discutido a criação do Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica em Vila Verde e na Vila de Prado. Foi, ainda, discutida a criação do Conselho Consultor que se traduz numa plataforma inter-institucional de articulação e concertação de boas práticas de prevenção/ intervenção no fenómeno da Violência Doméstica/Namoro.
No âmbito desta reunião, foi deliberado que Vila Verde e a Vila de Prado irão ter um Gabinete da Apoio à Vitima de Violência Doméstica, com atendimento técnico e especializado. O Gabinete de Vila Verde ficará nas Instalações do Município de Vila Verde, enquanto que o Gabinete da Vila de Prado, ficará instalado na Loja do Cidadão.
De referir que este Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, vai proporcionar o atendimento, apoio, proteção e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica, atuando numa lógica de trabalho em rede, por forma a dar respostas de proximidade no apoio e intervenção multidisciplinar e especializada às vítimas.
Informação sobre o Projeto CHEGA
A SOPRO – Solidariedade e Promoção iniciou, em 2016, o Projeto CHEGA, co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego – POISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu – FSE, sendo a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) o Organismo Intermédio e em parceria com o Município de Vila Verde.
O projeto CHEGA, com a duração de 30 meses, vem reforçar a resposta social disponibilizada pela SOPRO – ONGD, desde 2012, no âmbito da Prevenção/Intervenção na Violência no Namoro/Doméstica e (Des) Igualdade de Género. O projeto está orientado para capacitação técnica de públicos que intervêm com a comunidade em geral (crianças, jovens, adultos) e centra as suas ações na promoção e defesa da Igualdade de Género de Combate à Violência Doméstica e de Género e ao Trafico de Seres Humanos.
O CHEGA disponibiliza um leque de atividades relacionadas com estas problemáticas atuando em duas grandes vertentes: prevenção/sensibilização contra a Violência no Namoro e intervenção na Violência Doméstica:
1. Conselho Consultor: Criação de um Conselho que integre uma equipa multidisciplinar local que se debruce sobre os assuntos referentes à Igualdade de Género;
2. Ações de Sensibilização para Agentes Educativos: Dinamização de ações de sensibilização dirigidas a agentes educativos com o objetivo de fomentar a consciencialização e a sensibilização relativamente às questões relacionadas com a violência de género;
3. Criação de Jogo/Kit Pedagógico: Desenvolvimento de um instrumento de prevenção e intervenção, destinado aos jovens em idade escolar, sobre as questões de Igualdade de Género, Violência de Género e Violência Doméstica;
4. Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica: proporcionar o atendimento, apoio, proteção e reencaminhamento de vítimas de violência doméstica, atuando numa lógica de trabalho em rede, por forma a dar respostas de proximidade no apoio e intervenção multidisciplinar e especializada às vítimas.
5. Grupos de Ajuda Mútua: Constituição de grupos de suporte entre vítimas de violência doméstica com o objetivo da capacitação pessoal e social, com vista à prevenção da revitimação e à promoção do bem-estar
6. Atividades de Animação Socio – Cultural e Workshops sobre Igualdade de Género e Violência de Género: Desenvolvimento de iniciativas que têm como objetivo sensibilizar os jovens e a comunidade no geral para a temática da Violência de Género;
7. Seminário Temático: Criação um espaço de reflexão e divulgação dos seus conhecimentos e práticas, envolvendo a comunidade em geral para o debate destas problemáticas.
De salientar, que o Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica estará disponível a partir de hoje, dia 13 de Fevereiro, nos seguintes horários/locais:
Segundas e Sextas – feiras | 10h00 – 16h00
Município de Vila Verde
Praça do Município
4730-733 Vila Verde;
Terças – feira | 10h00 – 16h00
Espaço Cidadão da Vila de Prado
Bom Sucesso, Rua 1
4730-452 Vila de Prado
Para mais informações sobre este projeto:
Projeto CHEGA
SOPRO – Solidariedade e Promoção
ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento
963 667 175 | www.facebook.com/pg/projetochega
chega.sopro.org.pt
e-mail: chega@sopro.org.pt