Município de Vila Verde contemplado com menção honrosa pelo “PRÉMIO VIVER EM IGUALDADE”
Atualizado em 14/10/2016As boas práticas do Município de Vila Verde foram distinguidas e reconhecidas com uma Menção Honrosa em matéria de Igualdade de Género, pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género com o “Prémio Viver em Igualdade”.
O Prémio Viver em Igualdade é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), que visa distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.
O Júri do Prémio Viver Em Igualdade, constituído por Virgínia Ferreira, professora e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Ana Costa, do GRAAL em representação do Conselho Consultivo da CIG – Secção das ONG, e Rosa Oliveira, da CIG, foi o responsável pela receção e apreciação das candidaturas, premiando os municípios mais dinâmicos em matéria de Igualdade de Género.
O Município de Vila Verde tem vindo a desenvolver um notável trabalho ao nível das políticas sociais, nomeadamente ao nível da promoção da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação. A candidatura de Vila Verde ao Prémio Viver em Igualdade teve por base todas as atividades desenvolvidas internamente através do Plano Municipal para a Igualdade de Género e as ações externas onde envolvemos crianças, jovens, idosos e a sociedade civil.
O Prémio, cuja cerimónia de entrega terá lugar em Lisboa dia 24 de outubro, às 14h00, no Teatro da Trindade, consiste na atribuição de uma Menção Honrosa, destinada a ser usada na comunicação da autarquia, onde se atesta que o Município de Vila Verde é reconhecido como um dos melhores concelhos para Viver em Igualdade.
A Conselheira para a Igualdade do Município de Vila Verde, Dra Júlia Rodrigues Fernandes, mostrou-se muito satisfeita com a atribuição deste prémio, “uma vez que ele vem reconhecer as boas práticas e todo o trabalho efetuado ao nível da igualdade de género, da cidadania e não discriminação, da conciliação entre a vida familiar e profissional, entre outras, sendo um município considerado como um dos melhores para viver em igualdade”.