2.ª etapa da Volta a Portugal de Juniores em Bicicleta homenageia o grande corredor Vilaverdense Peixoto Alves
Atualizado em 29/07/2016A 2.ª etapa da Volta a Portugal de Juniores em Bicicleta, que partiu hoje, pelas 13h00, da Praça de Santo António, em Vila Verde, é também uma homenagem ao grande corredor Peixoto Alves.
A atribuição do nome de Peixoto Alves, extraordinário corredor natural da freguesia de Soutelo do concelho de Vila Verde, à 2ª. etapa da 11.ª edição da Volta a Portugal de Juniores em Bicicleta, é uma decisão aplaudida pelo Município de Vila Verde que reconhece a grandeza deste ciclista que marcou uma época de enorme fulgor desta modalidade desportiva.
Peixoto Alves apresenta um palmarés invejável, tendo vencido uma Volta a Portugal em Bicicleta, em 1965, e alcançado dois segundos lugares e um terceiro lugar nesta prova rainha do ciclismo nacional.
No currículo de Peixoto Alves constam ainda o Prémio da Montanha e a Classificação por Pontos na Volta a Portugal de 1963, o primeiro lugar num total de 9 etapas, nesta mesma competição, e foi quatro vezes campeão Regional de Rampa.
Teve também oportunidade de participar na Volta à França do Futuro, em 1963, ano em que alcançou o sétimo lugar na classificação geral e a segunda posição na Montanha, e em 1964, assim como na Volta à Espanha, por três vezes, e na Volta a S. Paulo, por duas vezes.
Abrilhantou igualmente a Volta à Catalunha, em 1965, e o Campeonato do Mundo, em 1965 e 1966.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, considera que “a decisão de atribuir a esta etapa da Volta a Portugal de Juniores em Bicicleta o nome de Peixoto Alves é um tributo mais do que merecido porque este grande corredor foi um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos, tendo levado bem longe e bem alto o nome de Soutelo, do concelho de Vila Verde e de Portugal ”.
O Edil afiança que “em Vila Verde, o desporto atingiu uma dinâmica sem precedentes e, além de serem notórios os esforços do Município para impulsionar a atividade desportiva, apoiando os clubes e associações concelhias e participando ativamente na organização de grandes eventos desportivos, não deixa também de reconhecer e valorizar os feitos desportivos de atletas Vilaverdenses, tanto na atualidade como no passado.”
“Vila Verde é uma terra com memória, que respeita e homenageia as suas maiores figuras e que ajuda a criar as condições necessárias para que, no presente e no futuro, os jovens atletas locais se sintam cada vez mais acarinhados e estimulados à realização de grandes façanhas desportivas.”, aduz ainda o Presidente da Edilidade Vilaverdense.