Grupo de peregrinos de Santiago recebidos nos Paços do Concelho de Vila Verde
Atualizado em 15/07/2016No âmbito da promoção dos caminhos de Santiago, percurso de Vila Verde, um grupo de peregrinos, composto por mais de duas dezenas de vilaverdenses, foi recebido pela Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dr. Júlia Fernandes, nos Paços do Concelho de Vila Verde. A receção aconteceu no dia 13 de julho, tendo os peregrinos apresentado um filme onde deram a conhecer os momentos mais marcantes das várias etapas que percorreram e agradeceram ao Município de Vila Verde o apoio disponibilizado a nível logístico e de transporte.
A Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, deu as boas-vindas a todos os peregrinos e referiu ” Os caminhos de Santiago desempenham um papel fundamental do ponto de vista turístico e cultural para o nosso concelho. É com muito orgulho que vos recebo e agradeço o vosso empenho na concretização destas caminhadas, que vos levaram até Santiago de Compostela e com certeza promoveram o itinerário de Vila Verde ”.
As caminhadas iniciaram no 4º aniversário do Albergue de Peregrinos S. Pedro de Goães, em abril de 2015, e terminamos em junho de 2016, tendo as mesmas sido realizadas em 10 etapas e em datas diferentes.
A iniciativa partiu de um grupo de peregrinos que anualmente participam na tradicional caminhada “Percorrer o Caminho de Santiago em Vila Verde”, que inicia junto à Ponte de Prado e termina em Goães, e que visa assinalar o Aniversário do Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Goães.
Segundo os responsáveis o objetivo foi percorrer o caminho de Santiago Português a pé, com intuito religioso, cultural e turístico. Fortalecer os laços de amizade, companheirismo, solidariedade e partilha entre os vários elementos do grupo. Este grupo foi aumentando ao longo do caminho.
Um dos momentos altos desta caminhada foi a missa do peregrino com o tradicional botafumeiro. Receber a Compostela, certificado emitido pela Catedral de Compostela que atesta que o peregrino fez o caminho de Santiago, com pelo menos 100 km seguidos a pé foi outro dos momentos importantes vivido por o grupo de peregrinos.