Taça do Mundo de Maratona em Canoagem 2016 serve de antecâmara para “maior competição mundial em 2018”
Atualizado em 05/07/2016Vila de Prado no topo do Mundo de 29 a 31 de Julh0 2016
O Município de Vila Verde assume que quer colocar a Vila de Prado como a “capital mundial da Canoagem” em menos de dois anos. Depois do «sucesso absoluto» com a organização do Europeu em 2013 – «que ficou na memória, inclusive, da Federação Internacional de Canoagem» -, a autarquia vilaverdense, em conjunto com a Federação Portuguesa de Canoagem, está convicta de que «a Taça do Mundo de Maratona 2016 e o Campeonato do Mundo de 2018 vão afirmar a Vila de Prado como a capital mundial da canoagem». A convicção foi expressa, esta manhã, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, na apresentação da Taça do Mundo de Maratona em Canoagem, prova que vai decorrer «no excelente, único e encantador espelho de água do Cávado», na zona balnear do Faial. «Vila Verde já deu provas, que impressionaram atletas e responsáveis federativos mundiais», disse, realçando que «estão lançadas as bases para dois grandes eventos, com a certeza de que – em 2018 – teremos, a acrescer às condições de excelência já existentes, uma ligação directa entre o Faial e o centro da Vila de Prado».
Foi com entusiasmo, brindado pelas condições naturais «fantásticas» da zona balnear do Faial, que se procedeu, esta manhã, à apresentação da Taça do Mundo de Maratona em Canoagem/Vila de Prado 2016, competição que vai decorrer de 29 a 31 de Junho. Mais de 400 atletas, de quatro continentes (Europa, Ásia, América e África), em representação de mais de 30 Países, vão competir «numa das provas de topo mundial», deu conta o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, José Sousa.
Com uma «importante mais-valia. Faremos a transmissão da prova via internet para todo o Mundo, o que representa uma audiência de milhões de pessoas durante os três dias de competição», com chancela da Federação Internacional de Canoagem, com co-organização da Federação Portuguesa de Canoagem, do Município de Vila Verde e do Clube Náutico de Prado.
Se a prova arranca apenas a 29 de Julho, destaque para a Cerimónia de Abertura, dia 28. «Teremos uma recepção digna e de grande espectáculo para os responsáveis federativos internacionais/delegações, atletas e população em geral», assinalou o vereador do Desporto do Município de Vila Verde, Patrício Araújo. Em paralelo, «teremos um programa de animação que vai gerar muita dinâmica em torno do evento. Sobretudo composto pela participação de artistas e outros protagonistas locais».
«Vai ser um evento quer vai ficar na memória de todos», disse.
PATRÍCIO ARAÚJO: «Maior prova de todos os tempos»
O vereador da tutela do Município de Vila Verde está convicto de que «vai ser a maior prova de todos os tempos». Na sua óptica, «os equipamentos construídos, outros a instalar para apoio à competição, a juntar à animação e à qualidade e quantidade dos atletas e delegações envolvidas dão bem conta da dimensão e excelência do evento».
Ao nível da promoção, Patrício Araújo vincou o facto de «estarem já no terreno os meios de publicitação de primeira linha (outdoors, mupis, publicidade institucional, filme oficial e redes sociais. É apenas o primeiro passo para uma publicitação em massa a nível local, regional, nacional e internacional. Sabemos que Vila Verde, a Vila de Prado, têm muito a ganhar com a projecção do evento».
Segundo o vereador do Desporto da Câmara de Vila Verde, Patrício Araújo, trata-se do «maior evento desportivo» já acolhido no concelho e vai permitir «projectar internacionalmente a imagem» da Vila de Prado e de Vila Verde, além de ser «importante» para os agentes económicos locais, nomeadamente na área do alojamento, da restauração, do comércio e dos transportes.
Para o autarca, a «excelência da organização» e as «condições naturais ímpares» do Rio Cávado e da Praia Fluvial do Faial, demonstradas aquando da realização do Europeu de Maratona em Canoagem, em 2013, justificam a atribuição deste novo evento, assim como do Campeonato do Mundo de Maratona, que será realizado em 2018. «Não é fruto do acaso», vinca.
CLUBE NÁUTICO DE PRADO: «Projectar a Vila de Prado e captar mais jovens…»
O Clube Náutico de Prado, o “berço” de toda esta dinâmica, sente que a iniciativa «vai projectar a Vila de Prado, Vila Verde, e ajudará a divulgar a modalidade e a captar mais jovens para uma modalidade que tem crescido muito nos últimos anos». O presidente do clube, Horácio Lima, sente que «será um grande teste para a competição ainda maior de 2018. Vamos desfrutar e ganhar mais este desafio». Lembra que será realizada uma competição paralela de Esperanças, as 1ªs Pagaiadas, em que os jovens poderão compartilhar com nomes consagrados da modalidade de nível mundial».
JUNTA DE PRADO: «Um evento importante para a Vila de Prado»
O presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Paulo Gomes, mostrou-se «satisfeito» com o acolhimento de mais esta prova de nível mundial na vila. «Um evento importante para a Vila de Prado, fruto da qualidade e da projecção do Clube Náutico de Prado», afirmou.
E manifestou a esperança de «que tudo corra bem e que a Vila de Prado saia dignificada».
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CANOAGEM: «2016 será um bom teste para 2018»
Por sua vez, o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, José Sousa, entende que «será um bom teste para 2018, uma competição ainda maior e verdadeiramente de topo mundial». E mostrou a sua convicção de que «2016 já será uma referência. Em 2013, depois do Europeu, a Federação Internacional ficou positivamente surpreendida. Foi, para eles, o melhor europeu de sempre. E 2016 voltará a ser a melhor Taça do Mundo. E 2018 a melhor de sempre. Vila de Prado tem condições excepcionais, graças a todas as melhorias e envolvimento da câmara e do Clube Náutico de Prado».
ANTÓNIO VILELA: «Queremos que fique na memória como a melhor de sempre»
Completamente motivado e «entusiasmado» está o presidente da Câmara Municipal de Vial Verde. «Faremos com que esta Taça do Mundo fique na memória como a melhor de sempre», disse. E, antes de mais, fez questão de vincar «o envolvimento do CN Prado. É um clube de campeões. Forma homens para o desporto e para a vida». E foi mais longe: «estão aí a chegar os Jogos Olímpicos e o CN Prado tem um atleta na maior competição mundial, o Hélder Silva. Estou convencido que vai trazer uma medalha para Portugal. É mais um dos campeões que este clube formou ao longo dos anos».
De resto, para o autarca de Vial Verde, «o mais importante é que os atletas desfrutem da competição. E Vila Verde, Vila de Prado, vai proporcionar uma boa estadia. Queremos que vão bem impressionados de Vila Verde. Será um momento de competição, mas também de festa, para promoção da nossa cultura, da nossa gastronomia e das nossas paisagens e património».
LIGAÇÃO AO CENTRO E ECOVIA
À margem da apresentação, António Vilela assinalou que «2016 será uma rampa de lançamento para 2018. E, aí, vamos ter a maior competição mundial de sempre».
Para tal, a autarquia anuncia que, nessa altura, já estará disponível «a ligação directa entre o Faial e o centro da Vila de Prado». E, «talvez já seja possível, teremos a ligação da ecovia marginal do Homem-Cávado, um projecto intermunicipal, que liga Terras de Bouro a Esposende. O projecto está bem encaminhado».
IMAGEM INSTITUCIONAL
Nesta fase, a organização divulga a imagem institucional. O canoísta destaca-se como elemento principal, acompanhado das cores da bandeira nacional, num quadro onde pontuam ainda o esquiço dos arcos da ponte filipina da Vila De Prado.
Outdoors, mupis, inserções na imprensa nacional e regional, briefings com a imprensa e outros meios vão ser usados para fazer chegar à Região e ao País (e ao Mundo) uma das provas de referência da modalidade a nível internacional.
Arranca oficialmente a comunicação institucional da maior prova internacional de canoagem que a Região e o País conhecem em 2016