BEG-BASE ESCUTISTA DE GONDOMAR vai acolher escuteiros de todo o país para fazerem formação e acampamentos
Atualizado em 04/06/2016O Município de Vila Verde e a Junta de Núcleo de Vila Verde inauguraram, hoje, 4 de junho, a BEG – Base Escutista de Gondomar, sita na Rua da Igreja, na Antiga Escola Primária de Gondomar. Numa cerimónia que juntou escuteiros oriundos de todos os agrupamentos do Concelho de Vila Verde e da região de norte, Gondomar viveu um dia de festa com muita juventude e alegria, pois a antiga escola primária deu, assim, lugar a uma Base Escutista, do Núcleo de Escuteiros de Vila Verde, que vai acolher escuteiros de todo o país para fazerem formação e acampamentos.
As Fanfarras dos Escuteiros de Moure e de Oleiros animaram a sessão inauguram que foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e contou com a presença do Diretor Regional do IPDJ, Dr. Manuela Barros, do Vice-Presidente da Câmara, Dr. Manuel Lopes, da Vereadora Dr. Júlia Fernandes, do Chefe de Núcleo de Vila Verde, Sr. José Silva, dos representantes da Junta de Freguesia de Aboim da Nóbrega e Gondomar, a Secretária Maria dos Prazeres Araújo e o Tesoureiro José Dias, do Chefe Regional dos Escuteiros, Hugo Cunha, de vários Chefes de Núcleos do Distrito de Braga, dos Chefes de Agrupamentos de Escuteiros do concelho de Vila Verde, de vários Presidentes de Junta de Freguesia, entre outras entidades concelhias e locais. A bênção das instalações esteve ao cargo do Padre Domingos Mendes, Assistente Espiritual do Núcleo de Vila Verde.
O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, referiu que «O Núcleo de Vila Verde é um parceiro de desenvolvimento local, uma instituição que ajuda na formação das nossas crianças e jovens, e com estas infraestruras vão contribuir para o exercício pleno destes princípios. Esta terra a partir de hoje será mais dinamizada e o escutismo terá à disposição infraestruturas de qualidade e adequadas ao exercício das suas atividades».
O autarca realçou no seu discurso que «Os frequentadores deste espaço têm aqui uma oportunidade de formação, de encontro com a natureza e consequentemente poderão promover e dinamizar este território concelhio. O edil reforçou: “Com este equipamento podemos trazer para aqui jovens de todo o País e mostrar as nossas potencialidades. Aqui foram criadas condições, não só para aproveitar o edifício, mas especialmente para dinamizarem iniciativas que promovam o concelho de Vila Verde».
Segundo os promotores deste projeto pretende-se com esta base escutista combater a desertificação e o esquecimento das populações rurais desta zona do concelho e gerar dinâmicas locais capazes de atrair novos visitantes, designadamente os jovens, de modo a potenciar as riquezas naturais e patrimoniais da zona Norte do concelho.
No final da cerimónia o Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela, recebeu do Chefe de Núcleo de Vila Verde, José Silva, um certificado de atribuição de distinção do Corpo Nacional de Escutas, com a Medalha de Agradecimento, 1ª Classe em Ouro.