Sá de Miranda por Terras de Vila Verde – Um Sarau memorável com espetáculos de alta qualidade
Atualizado em 15/05/2016Foi um Sarau Cultural memorável o que se promoveu no passado sábado, dia 14 de maio, em Homenagem ao “Poeta do Neiva” Francisco Sá de Miranda que viveu em Vila Verde, na sua comenda de Duas Igrejas mais de 20 anos e aí produziu a melhor e maior parte da sua obra literária.
O espetáculo intitulado “Sá de Miranda por Terras de Vila Verde” contou com participações de alta qualidade histórico-pedagógico promovidas pelo Município de Vila Verde, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Prado, Vila Verde, Moure e Ribeira do Neiva e a Academia de Música de Vila Verde.
A Vereadora da Cultural e Ação Social, Dr.ª Júlia Fernandes, deu as boas vindas aos presentes e agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos na organização desta iniciativa. O Vice Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. Manuel Lopes, encerrou o espetáculo manifestando o seu agrado e gratidão pela grande qualidade das representações.
A Academia de Música de Vila Verde primou ao apresentar a animação musical com melodias quinhentistas. A Dramatização do poema “A Bela Infanta”, de Almeida Garrett com acompanhamento musical, pela turma 6.º A, da EBVV, foi proporcionada com grande criatividade pelo Agrupamento de Escolas de Vila Verde. A Canção para Sá de Miranda “O Sol é Grande” do Agrupamento de Escolas de Prado foi entoada com grande qualidade e magia renascentista.
Também as Danças palacianas marcaram presença neste emblemático espetáculo promovidas pela Escola Monsenhor Elísio Araújo do Agrupamento de Escolas de Vila Verde. O Sarau continuou com a declamação de poemas de Sá de Miranda, um momento muito original que esteve ao cargo do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva. Os Trovar d`ALma encerraram o sarau dedicado ao poeta renascentista com canções e músicas de grande qualidade artística a que já nos habituaram.
Este foi sem dúvida um tributo memorável ao grande Poeta do Neiva que assinalou o dia do Escritor Português, com um vasto conjunto de interpretações de alunos e professores mostrando o que de melhor se faz nas escolas do nosso Concelho e na Academia de Música.
Após os espetáculos dedicado ao Sá de Miranda o público ainda assistiu ao concerto do músico vilaverdense Zé Pedro Ribeiro.