Vila Verde comemorou Dia Mundial da Proteção Civil com simulacros de incêndio em meio escolar
Atualizado em 02/03/2016O Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Verde, como forma de assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, promoveu, esta terça-feira, a realização de diversas atividades dirigidas, sobretudo à população em idade escolar. Esta ação contou com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde (AHBVVV), do Centro Distrital Operações de Socorro (CDOS), da GNR de Vila Verde e da Vila de Prado.
O programa comemorativo teve como ponto alto a realização de dois simulacros de incêndio, que aconteceram, respetivamente, no Centro Escolar de Moure e no Centro Escolar Monsenhor Elísio Araújo em Pico de Regalados.
A comunidade escolar participou ativamente nos eventos, que incidiram na simulação de incêndios de cariz urbano, com resgate e evacuação de vítimas. Assim, os exercícios envolveram, para além de elementos da GNR, um grupo de bombeiros apoiados por um veículo de combate a incêndios urbanos e uma ambulância.
Presentes também no local estiveram o Presidente da Câmara, António Vilela que salientou o facto “desta comemoração constituir um bom pretexto para a realização destes exercícios” e destacando ainda “a boa articulação existente entre todas as entidades envolvidas, patenteado no excelente desempenho e grande profissionalismo demonstrados”. Por seu turno, o vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil, Patrício Araújo, agradeceu a todas as entidades presentes e manifestou o “desejo de que estes exercícios se transformem numa mera rotina por forma a afinar os mecanismos de ação e prevenir eventuais riscos em situações reais”.
Ainda de acordo com a Proteção Civil Municipal, pretende-se que todos os organismos envolvidos, nomeadamente as próprias escolas, façam uma avaliação do modo como se desenrolaram os simulacros e assim possam corrigir situações que eventualmente não estejam tão bem previstas quanto seria desejável.
Após o simulacro, realizou-se uma sessão de apresentação e distribuição dos manuais: “Proteção Civil – Para Crianças”, a partir dos quais os responsáveis explicaram alguns procedimentos básicos a ter em conta em situações como aquelas que foram hoje simuladas. Houve ainda tempo para um espaço lúdico onde as crianças foram convidadas a envolver-se numa demonstração dos meios usados.