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Os Serviços Online disponíveis, no site do Município de Vila Verde, constituem mais um canal de Atendimento, refletindo a aposta do Município na desmaterialização e modernização administrativa, tornando a interação entre os cidadãos, pessoas coletivas e Câmara Municipal mais ágil e transparente.
A utilização dos Serviços Online diminui a necessidade de deslocações à Câmara Municipal, facilita a organização dos pedidos e melhora os tempos de resposta, bem como a qualidade global dos serviços prestados.
As condições genéricas para a utilização da plataforma de forma ativa requerem autenticação com palavra-passe, o que implica um processo de registo. Para aceder aos serviços online, o/a cidadão/ã deve previamente registar-se. Depois, através da sua área pessoal, poderá submeter e acompanhar todos os seus pedidos, onde terá acesso a toda a informação sobre as suas relações com a autarquia (processos de obras particulares, licenças, taxas, faturação de água, entre outras) numa ótica de visibilidade a 360º.
Se ainda não está registado, registe-se AQUI, para passar a usufruir das funcionalidades dos Serviços Online.
Clique AQUI para assistir ao vídeo tutorial de registo nos Serviços Online.
Para apoio no registo e utilização dos Serviços Online: registosonline@cm-vilaverde.pt
IMPORTANTE:
Todas as formalidades de urbanização e edificação são submetidas exclusivamente por via dos serviços online, de modo facilitar e melhorar a comunicação, a celeridade e a transparência dos procedimentos.
Os pedidos de operações urbanísticas com controlo prévio podem ser realizados através dos nossos Serviços Online, onde disponibilizamos os mecanismos necessários à sua submissão eletrónica, nomeadamente formulários eletrónicos para preenchimento de requerimentos que possibilitam o carregamento dos elementos instrutórios, em conformidade com as Normas para apresentação de Operações Urbanísticas. Para submeter um pedido, terá de efetuar previamente um registo na nossa plataforma de serviços online.
A Câmara Municipal utiliza certificados seguros SSL( Secure Sockets Layer), para as transações eletrónicas. Trata-se de uma tecnologia de segurança que é geralmente utilizada para codificar os dados que circulam entre o computador do utilizador e um site web . O protocolo SSL, através de um processo de criptografia dos dados, previne que os dados em circulação possam ser desviados e lidos por terceiros, garantindo desta forma sigilo e um grau de confidencialidade tão alto ou mais alto que o atendimento presencial.
Primeiro deve efetuar login colocando o utilizador (NIF) e palavra-passe, de seguida clicar em Associar FA, escolher o separador cartão de cidadão ou chave móvel digital e seguir os passos indicados na plataforma. Assim irá associar o seu cartão de cidadão e/ou a chave móvel digital ao seu registo. Posteriormente, poderá autenticar-se nos serviços online. Para isso deve clicar em Autenticação, depois em "Autenticação unificada através do portal autenticação.gov.pt".
A autenticação é feita através de login de utilizador (NIF) e palavra-passe, cartão de cidadão ou chave móvel digital.
Deverá aceder à funcionalidade no topo esquerdo da página com a indicação “Registar”, proceder ao preenchimento dos campos do formulário manualmente OU utilizando o Cartão de Cidadão (clicar na ligação "Preencher com Cartão de Cidadão", que irá automaticamente transportar a informação necessária ao registo). Para concluir o processo deverá clicar no botão "Efetuar registo".
Logo que possível será notificado por email com a informação de que o seu utilizador foi validado e poderá usar a plataforma.
O utilizador após a submissão do formulário eletrónico deve clicar no botão "Assinar requerimento". De seguida surge a janela de "Leitura de Cartão de Cidadão" onde deve seguir as instruções, clicar em "Avançar" e por fim digitar o código PIN da assinatura digital. Após esta operação o documento pdf gerado fica assinado podendo ser consultado "Use este link para obter certificado em pdf".
Recomenda-se a utilização de qualquer um dos seguintes navegadores (browsers): Google Chrome, Microsoft Edge ou Internet Explorer
Para assinar digitalmente deverá descarregar e instalar a aplicação: AIRCtray.
Deverá utilizar o formulário eletrónico associado a cada serviço prestado. Para visualização e submissão de formulários eletrónicos deverá ser um utilizador registado.