Vila Verde com mais investimento na natureza: novo troço da ecovia e guia turístico reforçam valorização do território
Updated on 28/09/2023“A beleza e a qualidade da natureza são património único e determinante para a valorização e o desenvolvimento de Vila Verde”
A inauguração de um novo troço da Ecovia Cávado-Homem e o lançamento do “Guia do Turismo de Natureza” marcaram hoje, em Vila Verde, as comemorações do Dia Mundial do Turismo. As cerimónias vincaram a determinação do Município em prosseguir investimentos que sustentam a valorização do território.
“A beleza e a qualidade da natureza são património único e determinante para a valorização e o desenvolvimento de Vila Verde”, assume a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, agradecendo o esforço conjunto de instituições, agentes económicos e comunidades locais para a afirmação das potencialidades do concelho.
A Ecovia Cávado-Homem conta com um novo troço de 2,5kms entre o Faial, na Vila de Prado, e o Mirante, em Soutelo, num investimento de cerca de 900 mil euros, com financiamento do programa operacional regional Norte 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
“Todos devemos incentivar meios de mobilidade suave. Esse é um desígnio das populações e uma necessidade, para promovermos o desenvolvimento sustentável e travar a poluição ambiental”, defendeu Júlia Fernandes, numa cerimónia em que fez questão de apontar novos investimentos.
O projeto da ligação do Faial à Ponte de Prado deverá poder arrancar em breve. A presidente da Câmara quer ainda aproveitar os fundos do Norte 2030 para estender a ecovia à pista de pesca e à zona fluvial do Gaião, em Cabanelas.
Júlia Fernandes revelou a intenção de avançar com a extensão da ecovia ao longo do rio Homem, ligando a margem entre Soutelo e as zonas fluviais da Ponte Nova e da Malheira. “É um impulso muito importante para a valorização do nosso território e um relevante fator de atração turística”, defendeu.
Para isso, é determinante a capacidade do Município de Vila Verde na captação de fundos comunitários, como reconheceu Humberto Cerqueira, da comissão executiva do Norte 2030, que deu conta que a Câmara de Vila Verde conseguiu 38 candidaturas aprovadas no Portugal 2020, num total de investimentos superior a 20 milhões de euros, obtendo mais de 15 milhões em fundos comunitários.
A cerimónia do Faial contou com momentos musicais a cargo da Escola de Música da Vila de Prado e dos alunos das escolas EB2,3 de Prado e EB1 de Soutelo, que tiveram ainda a oportunidade de participarem na caminhada inaugural até à zona de lazer do Mirante.
Os presidentes das juntas de freguesia da Vila de Prado, Albano Basto, e João Silva, de Soutelo, enalteceram a concretização do novo troço da ecovia e congratularam-se com a perspetiva da sua extensão, por se tratar de uma mais-valia para a qualidade de vida e atratividade turística local, reforçando simultaneamente a ligação aos recursos naturais e a proteção do meio ambiente.
Turismo de natureza
O Dia Mundial do Turismo ficou ainda marcado pela apresentação do “Guia do Turismo de Natureza de Vila Verde”. Trata-se de uma obra de relevante importância para a promoção e valorização do turismo e do património ambiental e de lazer do concelho, com particular destaque para as zonas ribeirinhas.
“É um convite para uma viagem pelas fantásticas zonas ribeirinhas do concelho, como são as zonas fluviais, e espaços verdes e de lazer, tirando proveito da excelência do património natural que se estende ao longo das nossas freguesias”, como explicou a presidente da Câmara de Vila Verde.
O guia elenca todos os espaços verdes e de lazer, incluindo áreas fluviais, miradouros e parques de merendas. Para além de estar disponível on-line, pode ser obtido na Loja de Turismo de Vila Verde e nos espaços de turismo rural do concelho.
O vereador do turismo, Manuel Lopes, fez a apresentação do guia numa cerimónia realizada na Loja de Turismo de Vila Verde, com a participação de alunos da Escola Secundária e a animação proporcionada por elementos do grupo de cavaquinhos de Soutelo.
“Este guia é um manual sobre como aproveitar as potencialidades do nosso concelho. São espaços que a natureza criou e que, com todos os que colaboram connosco, vamos procurando valorizar cada vez mais. São todos diferentes e igualmente fantásticos”, atestou Manuel Lopes.
Município de Vila Verde, 2023-09-27
GALERIA FOTOGRÁFICAS
Ecovia Cávado-Homem – troço Faial, na Vila de Prado, e o Mirante, em Soutelo
Apresentação do “Guia do Turismo de Natureza de Vila Verde”