JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Vila Verde acolhe 153 jovens peregrinos vindos de Espanha, Brasil e Moçambique
Os Dias nas Dioceses (DND) é o nome dado às pré-jornadas. Jovens de todo o mundo espalham-se pelo País organizador. Durante 5 dias, de 26 a 31 deste mês, Vila Verde acolhe 153 jovens peregrinos vindos de Espanha, Brasil e Moçambique.
Ficarão em 12 espaços de acolhimento preparados por 11 juntas de freguesia e a Santa Casa da Misericórdia.
Para cada manhã (passada na respetiva zona de acolhimento) e cada tarde, (todos os peregrinos juntos), o COA, juntamente com cada equipa de trabalho local, procurou que haja contacto com tudo o que há para mostrar, sentir e viver de um povo e suas terras (pessoas, património, cultura, usos e costumes, tradições e gastronomia.
Enquanto responsável pelo Comité organizador arciprestal, O padre Sandro Vasconcelos agradece “a tantos. Em primeiro lugar, aos jovens fantásticos e disponíveis, que aceitaram o desafio de se ‘levantarem apressadamente’, como Maria, e prepararmos juntos estes dias. Agradeço à Câmara Municipal, na pessoa da Presidente Dra Júlia Fernandes, que desde a primeira hora, agarrou este desafio e o apoiou. Agradeço às Juntas de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia, Instituições e Associações locais, que, como Maria, disseram sim. Agradeço aos Párocos a colaboração, nomeadamente aos de quem tivemos de bater à porta e ela não se fechou e que estão envolvidos. A tarefa dos últimos meses assustava, mas com a ajuda de tantos tornou-se fácil. A Igreja, associações, coletividades e instituições civis e religiosas vilaverdenses e as suas gentes de mãos dadas são mais fortes. Rezo pelos que acreditam mais na coragem do que nos medos e, juntos, tudo viveremos o ministério do acolhimento”.