Vila Verde aumenta parque empresarial para atrair mais empresas, emprego e pessoas
Updated on 02/03/2023Lançamento da Primeira Pedra da expansão do Parque Empresarial de Gême
Mais empresas e mais empregos, mais dinamização económica e social, sempre numa estratégia de consolidar o desenvolvimento sustentado e a qualidade de vida no concelho, são os objetivos que sustentam o investimento do Município de Vila Verde para a ampliação do Parque Empresarial de Gême.
Oito novos lotes industriais vão nascer numa área total de 30 mil metros quadrados, localizada na União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós. Estão em curso as obras de infraestruturação, num investimento total de cerca de um milhões de euros, com apoio de 530 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa operacional regional Norte 2020.
“Queremos fixar os nossos jovens no território, atrair novas empresas, novos residentes, de forma a tornar o concelho mais dinâmico, mais atrativo, mais moderno com emprego, para aqueles que aqui residem e para aqueles que queiram vir morar”, assumiu a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, na cerimónia de lançamento da Primeira Pedra da empreitada que teve hoje lugar.
Em defesa do reforço da competitividade da economia e da coesão territorial e social, Júlia Fernandes destacou a importância das acessibilidades, reiterando a determinação em reivindicar da Administração Central investimentos para resolver o congestionamento do tráfego automóvel nas estradas nacionais 101 e 201.
A variante à sede do concelho continuará a ser una luta do concelho. Mas, entretanto, o Município vai avançar com investimento estruturantes, como alternativa à situação de bloqueio nas vias nacionais. A presidente da Câmara reiterou a determinação em concretizar a ligação ao Parque Industrial de Oleiros e o eixo periférico Norte-Sul (que ligará o Parque Empresarial de Gême a Soutelo).
“Uma rede viária moderna, segura, cómoda e funcional torna os territórios bem mais atrativos para investidores e novos residentes, potencia o rejuvenescimento e o crescimento populacional, o que é de vital importância, sobretudo nos territórios de baixa densidade”, sustentou Júlia Fernandes.
Em presentação da CCDR-N, o vogal executivo da comissão diretiva do Norte 2020, Humberto Cerqueira, enalteceu o investimento do Município na expansão de uma área de acolhimento empresarial que se encontrava lotada, reforçando a dinamização económica da região e a capacidade de criação de riqueza no concelho.
“Com 35% da população nacional, o Norte do país é a região mais exportadora do país, produz 40% da riqueza nacional”, apontou Humberto Cerqueira, lembrando ainda que Vila Verde assume um papel importante na dinâmica industrial do Cávado, que é a terceira área mais exportadora do Norte.
Autarcas e empresários marcaram presença na cerimónia, em que o arcipreste padre Carlos Lopes procedeu à bênção da ‘Primeira Pedra’. O evento contou ainda com a participação do secretário executivo da CIM Cávado, Rafael Amorim, e do presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, assim como dos vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo.
Município de Vila Verde, 2023-03-01