Home » Viver » Vila Verde, Amiga das Crianças » Apresentação
“Vila Verde, Amiga das Crianças” é o reconhecimento da UNICEF no âmbito do seu Programa “Cidades Amigas das Crianças”*. Este Programa preconiza a adoção de uma política coordenada para a infância e adolescência, que potencie a articulação entre todos os sectores municipais e o estabelecimento de parcerias com instituições da comunidade que promovam o bem-estar de todos os cidadãos, em particular das crianças.
Entre 2020 e 2021, não obstante a Pandemia COVID-19 que todos vivemos, Vila Verde desenvolveu diversos esforços no âmbito da candidatura apresentada na mesma altura, que incluiu a realização de um diagnóstico da realidade infantojuvenil do concelho, a constituição de um mecanismo de coordenação e a apresentação de uma estratégia local para os Direitos da Criança, a quatro anos, que se concretiza num plano de ação local (PAL).
Este Plano foi desenhado com base em 5 eixos estratégicos que vão de encontro às prioridades estabelecidas na Estratégia Nacional para os Direitos da Criança, aprovada em dezembro de 2020, para o período de 2021 a 2024. São eles:
Promover o bem-estar e a igualdade de oportunidades
Apoiar as famílias e a parentalidade
Promover o acesso à informação e à participação das crianças e jovens
Prevenir e combater a violência contra crianças e jovens
Promover a produção de instrumentos e de conhecimento científico potenciadores de uma visão global dos Direitos das Crianças e Jovens
No PAL de Vila Verde, a concretizar entre 2022 e 2025, foram definidos objetivos estratégicos e operacionais dentro de cada eixo e desenhado um plano de monitorização e avaliação. A proposta elaborada, e já em execução, valeu a Vila Verde o reconhecimento pela UNICEF, em março de 2022.
Acreditamos que o trabalho que estamos já a desenvolver irá promover uma maior concretização dos Direitos da Criança no Concelho, bem como uma comunidade mais feliz e realizada!