Município assinala Dia da Juventude nas piscinas de Vila Verde e Ribeira do Neiva
Updated on 10/08/2022Festa ‘sunset’ e entrada gratuita para jovens até aos 35 anos de idade
As piscinas municipais exteriores de Vila Verde e da Ribeira do Neiva são os espaços privilegiados pelo Município para assinalar o Dia Internacional da Juventude, que se comemora esta sexta-feira, dia 12 de agosto.
Num programa de eventos especialmente preparados para mobilizar os jovens do concelho, vão decorrer festas ‘sunset’ nas duas piscinas exteriores municipais, onde os jovens com idades até aos 35 anos terão entrada gratuita.
A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, assinala a comemoração do Dia Internacional da Juventude como “uma oportunidade para reafirmar a importância das políticas de integração e valorização dos jovens como agentes fundamentais para o desenvolvimento sustentável e inclusivo, tanto ao nível das comunidades locais como na resposta aos grandes desafios globais”.
O Dia Internacional da Juventude foi instituído na Resolução 54/120 adotada na Assembleia Geral da ONU de 17 de dezembro de 1999. Através do Programa Mundial de Ação para a Juventude, a ONU incentiva ações políticas e diretrizes que ajudam a apoiar a melhoria na qualidade de vida dos jovens de todo o mundo.
Júlia Fernandes salienta que, este ano, a comemoração acontece depois de um conjunto de novas medidas lançadas pelo município de Vila Verde com foco central na juventude, como a proposta de “Regulamento Municipal para a Concessão de Benefícios Fiscais à habitação e à reabilitação urbana” – que foi aprovado pelo executivo e será sujeito à aprovação da Assembleia Municipal.
O futuro regulamento alarga para 40 anos a idade limite dos jovens para acesso a isenções e benefícios fiscais para construção, requalificação ou aquisição de habitação própria no concelho. Os benefícios são ao nível do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) de outros recursos como taxas municipais.
A presidente do Município destaca ainda o facto de 2002 ser também o ano em que o ensino superior chega ao concelho de Vila Verde, com a instalação do polo do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), com inscrições abertas até ao próximo dia 22 para seis cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), que contemplam 150 vagas.
O polo do IPCA é especialmente direcionado para a área digital e tecnológica e fica instalado no antigo edifício do IEMinho em Soutelo, cedido no âmbito de um protocolo celebrado com o Município de Vila Verde.
Ao nível da atividade económica, o “Regulamento de Concessão de Benefícios Fiscais para Incentivo ao Investimento no Concelho de Vila Verde” salvaguarda igualmente a majoração de apoios e incentivos para promotores de investimento com idade igual ou inferior a 40 anos.